JOÃO PESSOA (PB): Público prioritário deve procurar unidades de saúde para vacinação contra gripe

Publicado:

Atenção, moradores de João Pessoa e região metropolitana! As Unidades Básicas de Saúde estão em plena mobilização para a vacinação contra a gripe, oferecendo doses do imunizante especialmente para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Se você faz parte desse público-alvo, é hora de agir.

O objetivo é imunizar 90% das crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos acima dos 60 anos. Mas não para por aí: grupos como povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e profissionais da saúde também estão sendo contemplados. Mesmo que não haja meta percentual para esses outros grupos, as doses aplicadas serão registradas.

Neste ano, a vacina utilizada é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, os mais comuns durante o inverno. Ela tem potencial de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Considerando que, entre janeiro e junho, foram registrados 175 casos de Síndrome Respiratória Aguda por influenza na Paraíba e 18 óbitos, a prevenção se torna ainda mais crucial.

Atualmente, a taxa de vacinação de gestantes, crianças e idosos na capital está em apenas 20%. Portanto, é imprescindível que todos que fazem parte dos grupos prioritários procurem uma Unidade Básica de Saúde e atualizem suas cadernetas de vacinação. “O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza mais de 35 mil salas de vacinas, muitas delas localizadas em postos de saúde próximos a você”, destaca Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações.

Não perca tempo, dirija-se a uma unidade de saúde levando sua caderneta de vacinação ou um documento de identificação com foto. Proteger-se da gripe é um ato de responsabilidade com você e com o próximo. Juntos, podemos aumentar nossa imunização e garantir um inverno mais seguro. O que você está esperando?

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: casos de SRAG entram em queda no país

O cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e de influenza A em idosos. Apesar da redução dos casos, os números ainda são considerados altos

Casos de raiva em morcegos no DF são confirmados e esclarecidos por bióloga

Dois morcegos da espécie Artibeus lituratus testaram positivo para raiva em regiões urbanas de Sobradinho e Planaltina. Secretaria de Saúde reforça que a prevenção continua sendo a melhor proteção contra a doença

RECIFE (PE): Vacina contra gripe disponível nas unidades de saúde da capital protege contra H1N1, H3N2 e tipo B

Na capital, 170 salas de vacinação da rede municipal disponibilizam as doses do imunizante, especialmente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde