Indústria brasileira registra terceira queda seguida no faturamento e acende alerta para perda de fôlego em 2025

Publicado:

A indústria brasileira testemunhou uma nova queda no faturamento em maio, marcando o terceiro mês consecutivo de retração, de acordo com os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse declínio de 1,2% entre abril e maio não é um evento isolado, mas sim um sintoma de uma perda de dinamismo que pode impactar o setor em 2025.

No trimestre encerrado em maio, a indústria viu um recuo acumulado de 1% na comparação com os três meses anteriores. Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destaca que esses números revelam um enfraquecimento da demanda e uma desaceleração no crescimento industrial. “Todas as variáveis apresentaram queda, exceto o emprego, que, por sua vez, cresceu de maneira mais moderada”, afirma Azevedo.

Em meio a esse cenário, o emprego no setor teve uma leve alta de 0,1% em maio, interrompendo uma sequência de 18 meses de retrações. Contudo, a massa salarial sofreu um recuo significativo de 3,9% e o rendimento médio dos trabalhadores da indústria caiu 3,8% entre abril e maio. Ao mesmo tempo, o número de horas trabalhadas registrou um crescimento de 0,8%, mas apresentou um índice negativo no trimestre de 0,4%.

Um dos poucos indicadores que se mostrou ligeiramente positivo foi a Utilização da Capacidade Instalada, que aumentou 0,3 ponto percentual, alcançando 78,5%. No entanto, deste trimestre também resultou em leve retração. Essa oscilação entre resultados negativos e fracos é um reflexo direto da desaceleração no consumo e a instabilidade na demanda por produtos industriais, segundo Azevedo.

Embora haja uma expectativa de crescimento para o ano, os dados de maio indicam que 2025 pode ser um ano menos promissor para a indústria em comparação a 2024, um sinal de alerta que requer atenção de empresários e formuladores de políticas públicas. Como você vê a situação da indústria brasileira? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou neste domingo (9) que ainda não é possível calcular a totalidade dos danos...

Governo federal anuncia ajuda humanitária para municípios afetados por tornado no Paraná

O Governo federal confirmou o envio de ajuda humanitária e equipes para auxiliar na reconstrução das cidades atingidas pelo tornado no Paraná. A...

Seis pessoas morrem e mais de 400 ficam feridas após ciclone no Paraná

O município de Rio Bonito do Iguaçu, localizado no Centro-Sul do Paraná, enfrentou um ciclone com ventos intensos na tarde desta sexta-feira, dia...