Nelson Pelegrino é eleito vice-presidente do TCM-BA em candidatura única

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã desta quinta-feira (10), o conselheiro Nelson Pelegrino foi eleito por unanimidade como vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Sua candidatura única é um marco em um momento de transição, sucedendo Mário Negromonte, que se aposentou na semana passada ao completar 75 anos. Pelegrino assume o mandato, que se estenderá até março de 2027, com a missão de fortalecer a Corte de Contas e torná-la ainda mais relevante para a sociedade.

Após sua eleição, Pelegrino se comprometeu a enfrentar os desafios que vêm com o cargo. Ele enfatizou a importância de um contínuo processo de modernização e qualificação do TCM, buscando sempre atender às crescentes demandas da administração pública. Em seu discurso, destacou a necessidade de a Corte se manter proativa e alinhada às expectativas da sociedade.

No mesmo evento, foi decidido que a direção da Escola de Contas do TCM, anteriormente sob a liderança de Pelegrino, será assumida pelo presidente da Corte, Francisco de Souza Andrade Netto. Este ocupará o cargo até que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeie um novo substituto para Mário Negromonte.

A nova composição da Mesa Diretora do TCM-BA é liderada pelo presidente Francisco de Souza Andrade Netto, com Nelson Pelegrino como vice-presidente e Plínio Carneiro Filho como corregedor-geral. Além disso, Paulo Rangel, Ronaldo Sant’Anna e Aline Peixoto também ocupam papéis de destaque nas câmaras e na Ouvidoria da Corte.

A indicação da procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Vasquez, como uma forte candidata à vaga deixada por Negromonte traz uma nova perspectiva à composição do TCM. Sua candidatura é apoiada pelo deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), que reconhece a competência e o notório saber jurídico da namorada. Este movimento é um passo importante para garantir a presença de representantes do MPC na estrutura do tribunal, permitindo avanços significativos nas funções de auditoria.

Queremos saber a sua opinião! O que você acha das mudanças na direção do TCM-BA e da indicação de novos membros? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians acerta com Marcelo Paz para o lugar de Fabinho Soldado como executivo de futebol

Corinthians avança nas tratativas para contratar Marcelo Paz como novo executivo de futebol, função hoje ocupada por Fabinho Soldado. Paz teve passagem marcante...

Bahia supera concorrência de Palmeiras e assina com jovem promessa; confira detalhes do negócio

O Bahia acertou a contratação do jovem Cristhian Mencatto, 14 anos, revelado na base do Cascavel, para atuar na base do clube a...

Endrick desembarca na França e bate recorde em rede social do Lyon antes de estrear

Endrick, atacante brasileiro de 19 anos, chega ao Lyon por empréstimo do Real Madrid até o fim da temporada europeia de 2025-2026. O...