Uma nova taxação para vistos americanos acaba de ser aprovada, trazendo mudanças que afetam viajantes internacionais, incluindo muitos brasileiros. No último pacote fiscal do presidente Donald Trump, foi introduzida a “Visa Integrity Fee”, uma taxa de U$250, equivalente a R$1390, que agora deve ser considerada por quem planeja solicitar o visto de não imigrante para os Estados Unidos.
Essa taxa se aplica a pessoas que visitam os EUA temporariamente, seja para turismo, trabalho ou estudos. Para quem busca um visto de imigrante, destinado a aqueles que desejam residir permanentemente no país, as regras permanecem inalteradas.
A expectativa é que a taxa comece a ser cobrada a partir do ano fiscal de 2026, que inicia em 1º de outubro de 2025. No entanto, ainda são incertas as definições sobre a quantia final, já que o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos poderá ajustar o valor por meio de novas legislações.
Adicionalmente, os solicitantes também deverão arcar com uma taxa de U$24 (R$133) obrigatória para o formulário de visto, que não substitui as cobranças já existentes, como os U$185 necessários para a solicitação de visto de não imigrante.
Importante destacar que os visitantes têm direito a solicitar reembolso da nova taxa, caso cumpram as regras estipuladas durante a estadia, incluindo o retorno ao país de origem dentro do prazo estabelecido. Os valores que não forem reembolsados irão para o fundo do Tesouro americano.
Essa mudança pode impactar os planos de diversos viajantes. Qual sua opinião sobre essa nova taxa? Compartilhe conosco nos comentários!

Facebook Comments