Boavista recupera 3 pontos e Volta Redonda está rebaixado no Carioca

Publicado:

Ex-gerente de futebol, Wilson Leite assumiu como técnico interino do Voltaço

Ex-gerente de futebol, Wilson Leite assumiu como técnico interino do Voltaço
Twitter/Volta Redonda

Reviravolta no Cariocão 2022. No dia em que completou aniversário de 18 anos, o Boavista ganhou um belo presente. Em julgamento realizado no Pleno do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) na última quinta-feira (10), o clube de Bacaxá conseguiu recuperar 3 dos 7 pontos que havia perdido pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme nos jogos contra Vasco e Flamengo. Com isso, fica com 8 pontos e escapa do rebaixamento.

Sobrou para o Volta Redonda que, na lanterna do estadual com 5 pontos ganhos, pode até empatar com o Boavista no número de pontos, mas perderia no critério de desempate que é o número de vitórias (3 a 1 neste momento). Desta forma, o Voltaço está na segunda divisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dois times jogam neste sábado (12), no mesmo horário, às 16h. O Voltaço encara a Portuguesa-RJ no Luso-Brasileiro, enquanto que o Boavista recebe o Fluminense, que já garantiu o título da Taça Guanabara e está com a cabeça no jogo de volta da pré-Libertadores, contra o Olimpia (Paraguai).

Vale ressaltar que a decisão do Pleno do TJD-RJ cabe recurso na terceira e última instância, que é o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Acontece que o Volta Redonda não pode recorrer porque não está anexado ao processo como parte interessada. Outra reviravolta no caso só poderia partir de Nova IguaçuBangu e Madureira, que são os times anexados como terceiros interessados.

Relembre o caso
Madureira e Bangu acionaram o TJD-RJ para que fosse analisada possível infração por parte do Boavista na escalação de Ryan.

O jogador foi expulso na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, no dia 24 de abril de 2021, quando recebeu cartão vermelho direto no duelo contra a Portuguesa-RJ. Um mês depois, a Comissão Disciplinar do TJD-RJ decidiu suspender o atleta por cinco partidas.

Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado

Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado
Divulgação/Fortaleza

Após o último estadual, Ryan foi para o Fortaleza, mas voltou em 2022 para defender o clube de Saquarema, sendo escalado como suplente (e entrando em campo) já na segunda rodada do estadual do Rio, contra o Vasco, e depois na terceira, contra o Flamengo.

Na quarta rodada, quando Madureira e Bangu já tinham protocolado o pedido junto ao TJD-RJ, Ryan não foi escalado. Em sua defesa, o Boavista afirmou que o atleta cumpriu a suspensão nos jogos do sub-20, argumento esse que não foi acatado pelo TJD-RJ no primeiro julgamento.

A defesa recorreu e o Pleno do TJD entendeu que, por se tratar de uma competição organizada pela mesma Federação (no caso, a do Ferj), o volante teria, sim, cumprido jogos de suspensão no sub-20. Com isso, restando uma partida a cumprir da punição, não poderia ter entrado em campo contra o Vasco, mas já estava livre quando enfrentou o Flamengo.

Assim, o Boavista não conseguiu recuperar os quatro pontos de punição no empate contra o Cruzmaltino, mas recuperou os três que havia perdido na derrota para o Mengão.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa rebate ‘críticas teatrais’ da FifPro e cobra ‘diálogo’ pelo bem-estar dos jogadores

Em um cenário tenso no mundo do futebol, a Fifa se posicionou firmemente contra as acusações da FifPro, sindicato que representa jogadores profissionais...

Avós são chefes de família em 12,5% dos lares baianos

Morar com avós é uma realidade que muitos conhecem, especialmente na Bahia, onde as tradições familiares são passadas de geração em geração. De...

Copa América feminina: Brasil passa sufoco e fica só no empate com a Colômbia

Na noite desta sexta-feira, um duelo esperado entre Brasil e Colômbia na Copa América Feminina não foi como previsto. As duas seleções, que...