PT processa PL por vídeo de IA que associa petistas a usuários de drogas

Publicado:

O ambiente político brasileiro está em fervor, e uma recente polêmica tomou conta das redes sociais. O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou uma ação judicial contra o Partido Liberal (PL) no Distrito Federal, após a divulgação de um vídeo manipulado por inteligência artificial (IA). Este material acusa o PT de associações infundadas com o uso de drogas, alegando que militantes petistas têm um “vício” no partido.

No vídeo, personagens gerados por IA compartilham depoimentos fictícios, dizendo coisas como: “Fui usuário de PT há 10 anos e estou há seis meses limpo. O petismo acaba com a vida das pessoas.” O PT respondeu veementemente, classificando a produção como uma “associação criminosa”, chamando a atenção para o uso da tecnologia em prol de fake news.

Em comunicado, o PT manifestou sua indignação: “É inaceitável o uso de IA para difamar e mentir. A verdade e a democracia não podem ser vítimas de deep fakes e má-fé política.” O partido se comprometeu a buscar na Justiça não só a remoção do vídeo, mas também a responsabilização do PL por danos morais.

Enquanto isso, o Metrópoles tentou contato com o PL para averiguar sua posição sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta.

E você, qual é a sua opinião sobre o uso de tecnologia para veicular desinformação? Deixe seu comentário e participe dessa discussão importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A pedra de bom tamanho que atravanca o caminho de Tarcísio

Eduardo, deputado e filho de Bolsonaro, sempre foi o mais rebelde do trio. Ele não dá sinal de que isso irá mudar. Carlos,...

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...