Em uma ação surpreendente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus familiares e de “aliados no tribunal”. O comunicado, divulgado nas redes sociais na noite de sexta-feira (18), não detalhou os nomes afetados pela medida.
A determinação tem efeito imediato e reflete uma postura firme do governo americano. Na publicação, Rubio lembrou as palavras do ex-presidente Donald Trump, que prometeu responsabilizar aqueles que praticam censura contra cidadãos, tanto americanos quanto brasileiros.
Rubio também acusou o STF de conduzir uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caracterizando a situação como uma violação dos direitos básicos dos brasileiros, com repercussões que se estendem até os Estados Unidos. “A perseguição política do Ministro Moraes criou um complexo de censura que transcende fronteiras”, afirmou.
Essa declaração surge no mesmo dia em que Bolsonaro enfrentou novas medidas cautelares determinadas por Moraes, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de localização.
O que você pensa sobre essas ações? Deixe seu comentário!
Comentários Facebook