Zelensky sugere reunião com Putin para tratar de cessar-fogo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, realiza uma conferência de imprensa em Kiev, Ucrânia
1 de 1 presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, realiza uma conferência de imprensa em Kiev, Ucrânia – Foto: Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, declarou neste sábado (18/7) a urgência em acelerar as negociações com a Rússia. Ele expressou sua disposição para um encontro com os líderes russos, visando estabelecer um cessar-fogo. Até o momento, os diálogos resultaram apenas na troca de prisioneiros e devolução dos corpos de soldados.

O secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, sugeriu uma nova reunião com a comitiva russa na próxima semana. Embora as negociações tenham acontecido em Istambul, na Turquia, os países ainda não conseguiram encontrar um consenso para encerrar o conflito.

Zelensky rejeita cessao de territorios e pede pressao da America sobre a Russia

No vídeo publicado em suas redes sociais, Zelensky enfatizou que a Rússia deve parar de “fugir de tomar decisões”. Ele se mostrou disposto a tratar pessoalmente do tema com o presidente Vladimir Putin.

“É preciso acelerar o ritmo das negociações. Todos os esforços deverão ser empregados para conquistarmos um cessar-fogo. Os russos devem parar de fugir de tomar decisões [tais como] a troca de prisioneiros, a devolução de crianças e o fim das mortes. Uma reunião entre os líderes é necessária para garantir paz duradoura. A Ucrânia está pronta”, declarou.

Esta declaração ocorre dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar Moscou com tarifas de 100% caso não haja um acordo de paz. Trump estipulou um prazo de 50 dias para o Kremlin e expressou seu descontentamento com Putin, sugerindo que a Rússia deveria redirecionar seus recursos para o comércio ao invés da guerra.

O governo norte-americano, juntamente com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), reafirmaram seu compromisso em apoiar militarmente a Ucrânia. Durante uma reunião na Casa Branca, o secretário-geral do bloco, Mark Rutte, mencionou que os acordos são substanciais e que as armas seriam financiadas por nações europeias, uma decisão considerada “totalmente lógica” e que alcança bilhões de dólares.

putin brics

“`

O mundo aguarda por um desdobramento maior nas negociações entre a Ucrânia e a Rússia. O que você acha sobre essa possível reunião? Deixe sua opinião nos comentários! Afinal, cada voz conta nesse momento crucial. Queremos saber o que você pensa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...