Após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia decidiu mobilizar o país em torno das manifestações “Reaja Brasil”. Estão previstas manifestações em todas as capitais do Brasil no dia 3 de agosto, um domingo, com destaque para a presença de Malafaia em São Paulo.
Em função das medidas cautelares, Bolsonaro não poderá se juntar aos manifestantes, uma vez que lhe foi imposto o recolhimento domiciliar nos finais de semana. Malafaia, que entende essas restrições como uma afronta, tem liderado a oposição ao julgamento que envolve o ex-presidente, defendendo a anistia dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro.
Medidas cautelares
Na sexta-feira, 18 de julho, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. As ações incluíram mandados de busca e apreensão, além de medidas como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de redes sociais e restrições de deslocamento, incluindo o impedimento de contato com outros investigados, entre eles seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Moraes fundamentou sua decisão citando investigações que sugerem que Bolsonaro e Eduardo tentaram pressionar governantes estrangeiros, especialmente dos Estados Unidos, para acionar sanções contra autoridades brasileiras e coagir o STF. O ministro classificou essa articulação como “atos hostis e negociações criminosas” com o intuito de submeter a Corte a influências externas.
Na mesma data, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a suspensão do visto do ministro Alexandre de Moraes, bem como de seus aliados e familiares, reforçando o clima de tensão que se instala neste contexto.
E você, o que pensa sobre essas mobilizações e as recentes decisões do STF? Deixe seu comentário e vamos debater!
“`
Comentários Facebook