RJ: polícia começa a devolver 1,4 mil celulares roubados

Publicado:

Em um esforço significativo para combater o comércio ilegal de celulares, a Polícia Civil do Rio de Janeiro lançou uma nova fase da Operação Rastreio. Nos últimos meses, a polícia conseguiu recuperar mais de 4,7 mil aparelhos celulares, e nesta última terça-feira, 22 de julho, iniciou a devolução de 1,4 mil celulares aos seus legítimos proprietários.

As ações da operação não se limitam à recuperação de celulares. Desde seu início em maio, já resultaram na prisão de aproximadamente 270 pessoas envolvidas no tráfico desses dispositivos. E a determinação da polícia vai além: novas devoluções estão no horizonte, à medida que mais aparelhos forem periciados e seus donos identificados.

Um aspecto importante da operação é a conscientização da população. A Polícia Civil desenvolveu o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, que permite aos usuários cadastrar e verificar o número de identificação do aparelho, o IMEI, antes da compra. O objetivo é evitar a aquisição de produtos de origem duvidosa, que podem estar ligados a crimes.

A operação também visa desmantelar a cadeia criminosa por trás deste comércio. A PCERJ orienta os consumidores a sempre optarem por lojas confiáveis, se desconfiar de preços muito baixos e a exigirem a nota fiscal. Afinal, o celular em suas mãos pode ter um passado sombrio, envolvendo a perda de vidas.

Como você se sente em relação a iniciativas como a Operação Rastreio? Já teve alguma experiência que gostaria de compartilhar? Conte-nos nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Andrés Sanchez pede afastamento de cargo após ser denunciado pelo MP

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, foi denunciado pelo Ministério Público na quarta-feira, 15 de outubro, e pediu afastamento do clube...

Motocicleta Honda Biz 110 é furtada em frente à residência no Bairro Jardim Liberdade em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, um morador registrou o furto de sua motocicleta Honda/Biz 110i, de cor vermelha, na 1ª Delegacia Territorial....

TJ-BA abre processo disciplinar contra juíza de Barreiras por atuar em processos após declarar suspeição

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a juíza Marlise Freire Alvarenga, da Comarca de...