RJ: polícia começa a devolver 1,4 mil celulares roubados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um esforço significativo para combater o comércio ilegal de celulares, a Polícia Civil do Rio de Janeiro lançou uma nova fase da Operação Rastreio. Nos últimos meses, a polícia conseguiu recuperar mais de 4,7 mil aparelhos celulares, e nesta última terça-feira, 22 de julho, iniciou a devolução de 1,4 mil celulares aos seus legítimos proprietários.

As ações da operação não se limitam à recuperação de celulares. Desde seu início em maio, já resultaram na prisão de aproximadamente 270 pessoas envolvidas no tráfico desses dispositivos. E a determinação da polícia vai além: novas devoluções estão no horizonte, à medida que mais aparelhos forem periciados e seus donos identificados.

Um aspecto importante da operação é a conscientização da população. A Polícia Civil desenvolveu o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, que permite aos usuários cadastrar e verificar o número de identificação do aparelho, o IMEI, antes da compra. O objetivo é evitar a aquisição de produtos de origem duvidosa, que podem estar ligados a crimes.

A operação também visa desmantelar a cadeia criminosa por trás deste comércio. A PCERJ orienta os consumidores a sempre optarem por lojas confiáveis, se desconfiar de preços muito baixos e a exigirem a nota fiscal. Afinal, o celular em suas mãos pode ter um passado sombrio, envolvendo a perda de vidas.

Como você se sente em relação a iniciativas como a Operação Rastreio? Já teve alguma experiência que gostaria de compartilhar? Conte-nos nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...