O governo brasileiro expressou sua satisfação com o recente reconhecimento do Estado da Palestina pela França, um passo significativo na diplomacia global. Em uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil exortou outras nações que ainda não tomaram essa decisão a fazê-lo, destacando a importância deste ato para a paz e a autodeterminação do povo palestino.
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França formalizará esse reconhecimento durante a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro. Com isso, a França se junta ao Brasil, que já reconhece a Palestina desde 2010 e defende a “solução de dois Estados” para resolver o longo conflito entre israelenses e palestinos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, crítico do governo israelense atual, classificou as ações israelenses na Faixa de Gaza como um “genocídio”. Recentemente, o Brasil se aliou à África do Sul em uma demanda à Corte Internacional de Justiça para processar Israel por esses crimes durante o conflito.
Atualmente, pelo menos 142 países já reconheceram ou planejam reconhecer o Estado da Palestina, muitos desses anúncios ocorrendo após o aumento das hostilidades entre Israel e o Hamas. Este reconhecimento internacional é vista como uma esperança crescente por liberdade e paz na região.
E você, o que pensa sobre o reconhecimento do Estado da Palestina? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook