Trump planeja sancionar três ministros do STF com Lei Magnitsky

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Donald Trump está planejando sancionar três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, utilizando a Lei Magnitsky, uma medida que restringe várias operações financeiras, como transações em dólar e até mesmo o uso de cartões de crédito. Entre os alvos estão Alexandre de Moraes, já mencionado anteriormente pelo governo americano, e os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

A Casa Branca acredita que Barroso, na qualidade de presidente da Suprema Corte, possui um papel significativo na supervisão de decisões que, segundo Washington, poderiam violar direitos humanos. Gilmar Mendes, por sua vez, é visto como uma figura influente por ser o ministro mais antigo do STF, o que potencializa seu impacto nas decisões da Corte.

Trump chefe OTAN 4

Inicialmente, Trump contempla a sanção de Moraes, observando a reação dos demais integrantes do STF antes de expandir as punições para Barroso e Gilmar, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Vale lembrar que os três magistrados já enfrentaram restrições de visto impostas pelos EUA, um golpe que não afetou outros membros da Corte como André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.

O PGR também foi alvo dessas sanções, e há a possibilidade de que delegados da Polícia Federal envolvidos em investigações contra Jair Bolsonaro e seus apoiadores sejam incluídos na lista de restrições. No dia 1º de agosto, entrará em vigor um pacote de tarifas anunciado por Trump sobre produtos brasileiros, o que pode agravar ainda mais as relações entre os Estados Unidos e o governo Lula.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial salva bebê de 1 mês engasgado com leite no DF. Veja vídeo

Bebê de 1 mês e 12 dias é salvo após engasgamento no DF com atuação rápida do GTOP 41 Uma ocorrência em Vila do...

Mulher é presa suspeita de fingir ser advogada e aplicar golpes em idosos no INSS

Uma mulher suspeita de se passar por advogada foi presa pela Polícia Civil na tarde de sexta-feira (12), em Várzea Grande, no Mato...

Protesto em SP cobra justiça por mulher arrastada pelo ex na Marginal

Moradores da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, realizaram neste sábado (13/12) um ato para exigir justiça por Tainara Souza Santos,...