Trump planeja sancionar três ministros do STF com Lei Magnitsky

Publicado:

Donald Trump está planejando sancionar três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, utilizando a Lei Magnitsky, uma medida que restringe várias operações financeiras, como transações em dólar e até mesmo o uso de cartões de crédito. Entre os alvos estão Alexandre de Moraes, já mencionado anteriormente pelo governo americano, e os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

A Casa Branca acredita que Barroso, na qualidade de presidente da Suprema Corte, possui um papel significativo na supervisão de decisões que, segundo Washington, poderiam violar direitos humanos. Gilmar Mendes, por sua vez, é visto como uma figura influente por ser o ministro mais antigo do STF, o que potencializa seu impacto nas decisões da Corte.

Trump chefe OTAN 4

Inicialmente, Trump contempla a sanção de Moraes, observando a reação dos demais integrantes do STF antes de expandir as punições para Barroso e Gilmar, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Vale lembrar que os três magistrados já enfrentaram restrições de visto impostas pelos EUA, um golpe que não afetou outros membros da Corte como André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.

O PGR também foi alvo dessas sanções, e há a possibilidade de que delegados da Polícia Federal envolvidos em investigações contra Jair Bolsonaro e seus apoiadores sejam incluídos na lista de restrições. No dia 1º de agosto, entrará em vigor um pacote de tarifas anunciado por Trump sobre produtos brasileiros, o que pode agravar ainda mais as relações entre os Estados Unidos e o governo Lula.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-PE envia investigação sobre Deolane Bezerra e empresa de bet na Operação Integration para Justiça Federal

A influenciadora digital Deolane Bezerra e a casa de apostas Esportes da Sorte se veem agora sob a mira da Justiça Federal em...

TJ-BA institui grupo de trabalho para elaborar novo plano de carreiras para servidores

No cenário atual, um novo caminho se desenha para os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Foi instituído um grupo de...