O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a disposição do Brasil para o diálogo, respondendo às declarações de Donald Trump, que se ofereceu para conversas a qualquer momento. Em uma postagem nas redes sociais, Lula destacou a importância do protagonismo brasileiro na definição de seus destinos.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos focados em proteger nossa economia, empresas e trabalhadores, além de responder às tarifas impostas pelo governo dos EUA”, comentou Lula.
A troca de palavras ocorre em um contexto de crescente tensão entre os países, após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 6 de agosto. Essa medida foi defendida por Washington como uma resposta a ações do governo brasileiro que, segundo eles, afetariam suas empresas e cidadãos.
Até agora, os presidentes não se comunicaram diretamente desde a implementação dessa sobretaxa. Trump, em coletiva de imprensa, reafirmou que Lula poderia entrar em contato sempre que desejasse.
Por sua vez, o governo brasileiro já está tomandos medidas para mitigar os impactos econômicos das novas tarifas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, está sendo agendada, o que pode criar um espaço para um diálogo direto entre os dois líderes.
E você, o que acha sobre essa interação entre os dois presidentes? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook