A ferrovia Salvador-Feira de Santana promete transformar a forma como os baianos se deslocam, conectando as duas cidades em apenas 35 minutos. O projeto, elogiado pelo engenheiro civil Danilo Silva, avançou significativamente e aguarda somente o aval do ministro dos Transportes, Renan Filho, após obter a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Na última reunião do conselho de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o projeto foi apresentado a empresários e autoridades, destacando sua viabilidade técnica e econômica. “Estamos construindo parcerias para garantir que essa iniciativa saia do papel de maneira eficiente”, afirmou Silva, que há oito anos trabalha para modernizar o sistema ferroviário baiano.
Além de otimizar o transporte de passageiros, o projeto contempla a movimentação de cargas, prevendo a operação de sete trens para iniciar o serviço. A ambição é transportar 25 milhões de passageiros, tornando a Bahia ainda mais competitiva no setor de transporte ferroviário. Com 98 km de extensão, a ferrovia operará a velocidades de até 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas.
A nova ferrovia também demandará integração com ônibus interurbanos, garantindo uma experiência de viagem mais completa e eficiente. Com isso, Salvador e Feira de Santana estão prestes a dar um passo importante para a modernização do transporte na Bahia, com um modelo que já demonstra sua relevância internacional.
Essas iniciativas se somam ao esforço do estado para destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que visa facilitar o transporte de grãos e minérios do interior ao litoral, conectando futuros portos à Ferrovia Norte-Sul.
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