Estudantes da Chapada criam pomada e xarope com aroeira para tratamento de feridas e infecções

Publicado:

Em um pequeno município de Ipupiara, na Chapada Diamantina, dois estudantes visionários, Marcos Wesdras e Ana Kaylla, estão transformando o conhecimento tradicional em inovação para a saúde. Sob a orientação do professor Edippo Geovanni Dias, eles desenvolveram uma pomada e um xarope a partir da aroeira, uma planta nativa com propriedades medicinais reconhecidas. Essa iniciativa busca unir saber popular e ciência para oferecer soluções naturais acessíveis e eficazes à comunidade.

A aroeira é comumente utilizada por comunidades tradicionais, sendo famosa por suas capacidades de tratar inflamações, feridas, queimaduras leves e infecções cutâneas. A casca da planta é rica em compostos bioativos que possuem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. “Essas características tornam a planta muito útil em tratamentos diversos”, esclarece o professor Edippo Dias, enfatizando a importância do conhecimento local na criação desses produtos.

“Nossa motivação é valorizar esse saber popular, integrando-o ao conhecimento científico, com o objetivo de criar um produto natural que beneficie a saúde da população”, destaca Ana Kaylla. Atualmente, a pomada e o xarope estão passando por testes iniciais e prometem ser um marco na valorização das plantas medicinais da região.

Com o apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), o projeto visa expandir suas ações e aprimorar as formulações. A próxima etapa inclui a busca por parcerias com universidades e instituições de pesquisa, com o intuito de desenvolver novos produtos à base de plantas medicinais. “Queremos levar adiante esse projeto e explorar ainda mais as possibilidades que a natureza nos oferece”, conclui Ana, cheia de expectativas para o futuro.

E você, o que pensa sobre essa fusão entre saber tradicional e inovação científica? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é espancado por populares após denúncia de abuso sexual de criança em Feira de Santana

Um homem de 47 anos foi agredido por moradores no conjunto Feira VI, em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (8). A...

Com mais de 17 mil alunos da educação especial, Salvador possui apenas 3,1% dos professores capacitados

Em Salvador, a situação da educação especial revela contrastes preocupantes. Em 2024, a cidade contava com 486.192 alunos matriculados na educação básica, dos...

Polícia civil investiga segundo homicídio em 48 horas em Dias D’Ávila

Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive momentos de tensão após o registro do segundo homicídio em menos de 48 horas. Na...