Na quinta-feira (7), os canais Disque Denúncia (181) e 190 do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) receberam uma atenção especial para casos de violência contra a mulher, em meio à Operação Shamar 2025. Essa ação, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), celebra o aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos.
A Operação Shamar integra a campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à conscientização sobre a violência de gênero. Por meio de denúncias anônimas feitas pelo telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br, a população pode colaborar com as investigações conduzidas pelas forças de segurança. Em situações de violência ativa, o número 190 deve ser acionado imediatamente, mobilizando as guarnições da Polícia Militar e, se necessário, as equipes da Polícia Civil.
Segundo a SSP-BA, o patrulhamento foi intensificado em todo o estado como parte das operações da Shamar, que ocorrem de forma simultânea em diversos estados do país. A legislação garante o anonimato nas denúncias e encoraja a população a utilizar os canais disponíveis ao enfrentar qualquer situação de ameaça, agressão ou suspeita de violência doméstica.
Comentários Facebook