O Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), concluiu um mapeamento abrangente de 152 documentos-chave que servirão de base para a atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado, o PDI Bahia 2050. Esse acervo inclui políticas, planos e diagnósticos elaborados por órgãos públicos, instituições privadas e entidades do terceiro setor, agora disponíveis para consulta no site da Seplan.
Com o objetivo de evitar a duplicação de esforços e aproveitar informações já existentes, esse material se torna uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões que impactarão os próximos 25 anos. Dentre os destaques, estão o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a Agenda Bahia do Trabalho Decente, o Plano Estadual de Logística e Transporte e a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial.
Ranieri Barreto, superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, ressaltou a importância desse inventário, que oferece um acesso rápido e transparente às referências que fundamentam o PDI. “Agora, todo esse material pode ser consultado em um painel de dados, facilitando o acompanhamento”, afirmou.
Cláudio Peixoto, secretário do Planejamento, enfatizou que o PDI será crucial para alinhar as ações do governo a uma estratégia de longo prazo. “Ele estabelece diretrizes e metas que direcionarão planos setoriais, garantindo que governo e sociedade atuem de forma integrada”, disse.
E você, o que acha dessa iniciativa? Compartilhe suas opiniões e reflexões sobre o futuro da Bahia nos comentários!
Comentários Facebook