São Paulo tem quase nove mil motos com mesma placa: BRA 49CC

Publicado:

A Prefeitura de São Paulo revelou dados alarmantes: em apenas dois meses, foram registradas mais de 11 mil ocorrências de placas adulteradas através das câmeras do programa Smart Sampa. O que mais impressiona é que mais de 9 mil dessas ocorrências se referem a motos com a mesma identificação: BRA 49CC, detectadas em locais diferentes da cidade no mesmo dia e horário.

smart sampa câmeras prefeitura de sp
Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

Durante um evento no dia 11 de agosto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou a instalação de 100 novas câmeras do Smart Sampa em motos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). Essa medida visa melhorar a eficiência nas abordagens e permitir uma identificação mais ágil das motos com placas adulteradas.

As imagens capturadas por essas câmeras serão enviadas a uma central de monitoramento, onde os dados serão cruzados com um banco de informações, facilitando a ação das autoridades.

O programa Smart Sampa, lançado em 2024, representa a principal iniciativa da gestão Nunes e possui funcionalidades como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Com 31 mil câmeras ativas na cidade, sendo 20 mil públicas e 11 mil privadas, o sistema já auxiliou na captura de cerca de 1.600 foragidos da Justiça.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já expressou a intenção de expandir esse modelo para outras cidades do estado, interligando o sistema de câmeras ao Muralha Paulista, visando um combate mais eficaz à criminalidade.

Quais são suas opiniões sobre o uso da tecnologia no combate a ilícitos? Compartilhe nos comentários!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCGO prende “gangue das sacolas” que aterrorizava shoppings

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quinta-feira (9/10), a Operação Five Fingers, que resultou na prisão de um grupo formado por...

Funcionário afirma que restaurante que desabou em São Paulo apresentava rachaduras há um ano, diz jornal

Um funcionário de manutenção do restaurante Jamile, conhecido pelo cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, informou que o prédio apresentava rachaduras há pelo...