Defesas de Bolsonaro e aliados têm até esta quarta-feira para apresentar alegações finais em ação da trama golpista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A contagem regressiva se intensifica: as defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seis de seus aliados têm até o final desta quarta-feira (13) para apresentar suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF). Este momento é crucial na ação penal que investiga uma suposta trama golpista que ameaça a democracia brasileira.

O prazo, de 15 dias, teve início após as declarações de Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que se tornou um delator central no caso. Segundo a legislação, os réus que não colaboraram têm a prerrogativa de se manifestar por último, tornando este um momento decisivo antes do julgamento.

Essas alegações representam a última chance para os acusados elaborarem sua defesa antes que o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, encerre a instrução processual. Assim que as alegações forem entregues, o processo avança para o julgamento, que, embora ainda não tenha data certa, é esperado para ocorrer até o final de setembro.

No epicentro deste processo estão figuras de alto escalão, tanto militares quanto civis, articuladores do que é considerado o núcleo 1 da suposta conspiração. Os réus enfrentam sérias acusações, incluindo organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, com penas que podem exceder 30 anos de prisão. Contudo, a possibilidade de detenção não é automática, contemplando possíveis apelações.

Entre os acusados, destacam-se cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, todos dotados de prerrogativas legais. Os nomes incluem Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, incluindo Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

O desenrolar desse caso promete ser decisivo para o destinos dos envolvidos e para a democracia no Brasil. O que você espera para este julgamento? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Anitta chega de surpresa a camarote em Salvador usando boné e acompanhada de seguranças

A cantora Anitta chegou ao Camarote Salvador nesta quinta-feira (12) para acompanhar o primeiro dia oficial do Carnaval da cidade. Vestindo o...

Mulher é achada morta dentro de freezer e família pede indenização

Uma médica anestesiologista de 32 anos, natural da Nicarágua, foi encontrada morta dentro de um freezer em uma loja de Miami, nos Estados...

André Marques fala sobre relação com a Bahia e escolhe Vampirinha como música do Carnaval

Marcando presença na primeira noite do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (12), o apresentador André Marques comentou sobre sua relação com a Bahia...