Na manhã desta quinta-feira, o dólar seguia próximo da estabilidade, cotado a R$ 5,402, um dia após o governo brasileiro apresentar um pacote de medidas para amenizar os impactos do tarifaço comercial dos Estados Unidos nas exportações nacionais. A moeda norte-americana registrou um leve aumento de 0,03% em relação ao dia anterior, acumulando uma queda de 3,58% em agosto e 12,61% no ano.
No cenário financeiro interno, investidores estão atentos à temporada de balanços corporativos, com especial foco nas divulgações de grandes empresas. Já no exterior, a expectativa gira em torno dos dados de inflação ao produtor e dos pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que são fundamentais para entender a situação econômica do país.
Movimento do Ibovespa
- O Ibovespa, principal índice da B3, inicia as negociações às 10 horas, após fechar o dia anterior em queda de 0,89%, a 136,6 mil pontos.
- Apesar da queda recente, a bolsa brasileira ainda acumula crescimento de 2,72% em agosto e 13,64% em 2025.
Medidas Governamentais
O pacote antitarifaço, apelidado de Brasil Soberano, traz ações direcionadas a apoiar pequenos empreendedores diante das novas taxas. As medidas têm vigência imediata após a assinatura e precisam ser aprovadas pelo Congresso em até 120 dias. Economistas expressam preocupações sobre o impacto no já crítico quadro fiscal do país.
Entidades como a Fiesp e FecomercioSP apoiam as iniciativas, destacando a importância do socorro às áreas mais afetadas. A proposta passará por uma comissão mista de deputados e senadores antes de ser votada nas casas legislativas.
Balanços em Foco
A divulgação dos balanços do segundo trimestre mantém os investidores em alerta. Casas Bahia, por exemplo, reportou um prejuízo líquido de R$ 555 milhões, um resultado muito pior do que o esperado. O Banco do Brasil será um dos destaques de hoje, com suas informações sendo divulgadas após o fechamento do mercado, após um desempenho fraco neste ano.
Além do Banco do Brasil, outros nomes como Azul, Qualicorp, Banco BMG, e Marfrig também apresentarão seus resultados, o que poderá impactar o sentimento do mercado.
Atenção aos Dados dos EUA
Nos Estados Unidos, o dia será movimentado com a divulgação dos pedidos semanais de seguro-desemprego, um indicador chave para a análise do mercado de trabalho. Adicionalmente, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será revelado, fornecendo insights sobre a inflação. O Departamento de Agricultura dos EUA também divulgará seu relatório semanal de exportação de grãos.
“`
Comentários Facebook