Pelo 5º ano consecutivo, Embasa é líder de queixas no Procon; veja ranking completo

Publicado:

WhatsApp Image 2022 03 15 at 17.06.45

Nesta terça-feira (15), em que é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) divulgou o ranking das empresas que mais geraram reclamações em 2021. Com 148 denúncias registradas no ano passado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) segue sendo a líder desde 2017. 

Seguida da Embasa, estão no ranking de denúncias a Oi (105), Casas Bahia/Ponto Frio (83), Zurich Seguros (49) e Ricardo Eletro (45). A Oi Móvel ocupa o segundo lugar desde 2018. 

As áreas que tiveram mais cadastros de reclamações em 2021 foram: produtos (46%), assuntos financeiros (17%), serviço essenciais (16%), serviços privados (16%) e saúde (5%). Do total de denúncias feitas pelos baianos, 66% foram atendidas e 34% não. 

csm WhatsApp Image 2022 03 15 at 17.48.17 83c52639f0

Empresas que mais tiveram reclamações em 2021 na Bahia 

(Fonte: Divulgação Procon-BA)

O Procon-BA também informou que houve um aumento de 26% no número de reclamações feitas através da Carta de Investigação Preliminar (CIP). Este tipo de denúncia consiste na ferramenta em que a comunicação se dá virtualmente e a empresa tem até dez dias para responder à demanda do cliente. 

Em 2020, foram realizados 6.790 atendimentos via CIP, no ano passado a quantidade saltou para 9.074. Segundo a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon, Adriana Menezes, o aumento se deve por conta da maior adesão de empresas à CIP durante a pandemia. 

“O atendimento presencial ficou prejudicado por conta da pandemia, então fomos chamando as empresas para aderirem à CIP, porque era a forma que tínhamos de atender a demanda do consumidor de forma não presencial. Grandes empresas, como IFood e Uber, foram convidadas”, afirma a diretora. Segundo ela, a modalidade existe desde 2010. 

Adriana também diz que o fato da Embasa não ter aderido à Carta de Investigação Preliminar contribui para que ela seja líder em reclamações há cinco anos. Quando a empresa atende a demanda do consumidor respeitando os dez dias, as denúncias não são contabilizadas no ranking. 

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM recupera carro com restrição de roubo no extremo sul da Bahia

Na manhã deste sábado (19), a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fez uma ação que trouxe alívio à comunidade de Eunápolis,...

Após retificação de edital, nova eleição na Câmara de Rafael Jambeiro será realizada na próxima terça-feira

Em meio a reviravoltas jurídicas, a Câmara de Vereadores de Rafael Jambeiro se prepara para uma nova eleição da mesa-diretora, agendada para terça-feira,...

Suspeitos do homicídio e esquartejamento de motorista por aplicativo são presos em Eunápolis

Em uma manhã decisiva em Eunápolis, dois homens suspeitos de serem os responsáveis pela brutal morte do motorista por aplicativo Weverton Antônio dos...