InfoGripe: casos de SRAG entre crianças no Nordeste e Amazonas aumenta

Publicado:

Recentemente, o Boletim InfoGripe da Fiocruz revelou um aumento alarmante nos casos de Síndrome Respiratória Grave (SRAG) entre crianças, especialmente na região Nordeste e no Amazonas. Os estados que estão na mira são Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde o crescimento impacta a população de até 14 anos, relacionado principalmente ao vírus sincicial respiratório (VSR) e ao rinovírus.

Entre os dados da análise do período de 3 a 9 de agosto, na Bahia e Paraíba, o rinovírus é o principal agente, enquanto um leve aumento de SRAG entre crianças menores de 2 anos nos estados do Amazonas, Bahia e Paraíba está associado tanto ao VSR quanto ao rinovírus. Além disso, a Paraíba também observa um aumento nos casos de SRAG entre idosos, com ligação à Covid-19.

O boletim destaca que sete das 27 capitais brasileiras estão em alerta quanto à atividade de SRAG. Os locais em risco incluem Cuiabá, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Salvador e São Luís.

Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz, enfatiza a importância de medidas preventivas para mitigar a propagação de vírus respiratórios. O uso de máscaras em ambientes fechados e a adoção de etiquetas respiratórias se tornam essenciais. “Se você apresentar sintomas, permaneça em casa. Mas, se precisar sair, use uma boa máscara e evite compartilhar objetos pessoais”, orienta.

Em relação aos casos de Covid-19, a notificação de SRAG tem mostrado uma tendência de queda. Contudo, estados como Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro estão registrando um aumento preocupante nos casos graves nas últimas semanas. Portella também ressalta a relevância da vacinação, especialmente contra Covid-19, que é a principal forma de proteção contra complicações severas.

O panorama epidemiológico do país revela que 15 estados ainda apresentam níveis de alerta para SRAG, embora sem crescimento significativo em longo prazo. Entre os 155.412 casos notificados em 2025, 53,4% apresentaram resultados positivos para alguns vírus respiratórios, sendo a maioria atribuída a influenza A e rinovírus.

Como você está se protegendo neste cenário? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idoso é condenado a 18 anos de prisão por esfaquear esposa enquanto ela dormia

Um idoso de 64 anos, Valdivino Amâncio dos Santos, recebeu uma sentença de 18 anos e oito meses de prisão por tentativa de...

Jojo Todynho recusa proposta de Leo Dias e motivo impressiona

Jojo Todynho acaba de dar um passo surpreendente ao recusar um convite de Leo Dias para se juntar ao time do novo "Melhor...

Recuperado? Pulga viaja com elenco do Bahia para pegar o Corinthians

A expectativa está alta no Bahia! O atacante Erick Pulga, em fase de recuperação de um estiramento na coxa esquerda, foi visto acompanhado...