Consórcio responsável por fiscalizar obras do VLT de Salvador aponta déficit de 7,5% no contrato do lote 3

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O quarto relatório mensal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, referente a junho de 2025, revela uma discrepância preocupante no avanço financeiro das obras. O Consórcio Geribello / TÜV / Sondotécnica, encarregado de supervisionar o lote 3, apontou que o progresso até esse mês alcançou apenas 2,02%, quando o previsto era de 9,56%. Esse resultado resulta em um déficit alarmante de 7,54% em relação ao planejado.

O projeto do VLT, que abrange três lotes, visa modernizar o transporte urbano na capital baiana, ligando Águas Claras a Piatã através de 10,52 km de trilhos. Esse percurso incluirá nove paradas, ciclovias e infraestrutura de iluminação em LED. Com um custo total de R$ 791.427.436,88, as obras, sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico Mota-Engil/OHLA/MEIR, foram iniciadas em 14 de junho de 2024, e o cronograma está previsto para se estender por 50 meses.

A principal causa do atraso é a suspensão da construção do viaduto e serviços correlatos, uma decisão necessária para adequações no projeto. Essa pausa afetou não apenas o cronograma, mas também a necessidade de revisões em colaboração com a prefeitura de Salvador, visando garantir a entrega no prazo estipulado.

Atualmente, o foco do consórcio está na elaboração de projetos básicos e executivos; até junho de 2025, 18 projetos básicos e 45 executivos foram aprovados. O progresso nesses projetos é significativo, com 80,26% e 34,24% de avanço, respectivamente. No entanto, a falta de documentos essenciais, como o Plano de Segurança do Trabalho e o Plano Ambiental, ainda pesa sobre o andamento das obras.

A gestão se mantém vigilante, realizando verificações constantes do que foi executado e cumprindo normas de saúde ocupacional e meio ambiente. Curiosamente, até o fim de junho de 2025, não houve notificações de irregularidades nas obras, mas a expectativa é de que a situação melhore rapidamente. O andamento dessas obras é crucial para não apenas a mobilidade, mas para a transformação urbanística que Salvador almeja. Como você vê essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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