Escolher opções saudáveis é fundamental para uma dieta equilibrada. No entanto, é comum cair em tentações de tempos em tempos. A verdadeira habilidade está em saber fazer escolhas conscientes, mesmo ao optar por alimentos menos nutritivos, como doces ou fast foods. Para desvendar quais delícias ficam de fora das refeições de especialistas em nutrição, conversamos com quatro profissionais renomadas.
Juliana Andrade
A nutricionista Juliana Andrade é categórica: salgadinhos fritos, como pastéis e coxinhas, estão totalmente fora do seu cardápio. “Essas iguarias, frequentemente encontradas em festas, são uma tentação. Contudo, elas são repletas de gorduras ruins e farinha refinada, trazendo pouco valor nutricional e causando inchaço”, compartilha. Ela recomenda uma alternativa: “Caso decida se render a essas delícias, vá de versões assadas. Preferencialmente, guardo meu apetite para alimentos que realmente nutrem e me fazem sentir bem.”
Paula Uessugue
A nutricionista e professora Paula Uessugue fez uma decisão há 16 anos, quando seu primeiro filho nasceu: abrir mão dos refrigerantes. “Essas bebidas não oferecem nutrientes, são cheias de açúcar e corantes e podem deixar a água em segundo plano”, explica ela, ressaltando a importância de substituir essa opção por algo mais saudável.
Cibele Santos
Cibele Santos, outra expert em nutrição, também descarta refrigerantes e salsichas. “Os refrigerantes elevam o conteúdo de açúcar na dieta e podem levar a problemas como diabetes e ganho de peso. As salsichas, por sua vez, são altamente processadas e ricas em sódio, o que pode provocar hipertensão e retenção de líquidos”, alerta.
Danielle Luz Gonçalves
Para Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário UNICEPLAC, carnes processadas e embutidos não têm espaço em sua alimentação. “Esses produtos têm alto teor de sódio e gorduras saturadas, além de aditivos químicos que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares”, explica. Para ela, as proteínas frescas e minimamente processadas são sempre a melhor escolha.
E você, quais alimentos decidiu excluir da sua dieta? Compartilhe suas escolhas e experiências nos comentários!
Comentários Facebook