Seminário focado no combate à discriminação nos estádios ocorre nesta semana em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Estão abertas as inscrições para o seminário “Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios”. Este evento acontece nesta sexta-feira, 22, das 8h às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Com a entrada gratuita, a conferência é uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa ampliar o debate sobre racismo e discriminação no esporte. O ex-goleiro Aranha, que enfrentou um episódio de racismo durante a Copa do Brasil em 2014, é um dos painelistas.

Naquela ocasião, Aranha foi alvo de ofensas raciais por torcedores do Grêmio, resultando na eliminação do clube gaúcho na competição.

O seminário contará com a presença de figuras importantes do futebol, entre eles o presidente do STJD, Luís Otávio Teixeira; o ministro do TST e conselheiro do CNJ, Caputo Bastos; e dirigentes de clubes como Emerson Ferretti, do Bahia, e Guilherme Bellintani, do Ypiranga. Além deles, a ex-zagueira Viola e a árbitra assistente FIFA Daniella Coutinho Pinto também marcarão presença.

A programação inclui quatro painéis temáticos: Sistema Judicial no Enfrentamento ao Racismo; A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação; Sociedade Civil, Clubes de Futebol e Árbitros no Enfrentamento ao Racismo; e Vítimas de Discriminação, Combate à Homofobia e Justiça Restaurativa.

WhatsApp Image 2025 08 19 at 15.51.18.

Programação do seminário | Foto: Divulgação/TJBA

O desembargador Lidivaldo Reaiche, presidente da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS/TJBA), ressaltou a importância do seminário. “Preparamos um evento significativo, com a participação de dirigentes esportivos, membros dos tribunais de justiça esportiva, além de jogadores que sofreram discriminação. Nossa ideia é coletar propostas e projetos inovadores para discutir a discriminação nas praças esportivas”, disse.

Dados do Observatório da Discriminação Racial no Futebol indicam que entre 2014 e 2023 ocorreram 364 incidentes no Brasil. As regiões Sul e Sudeste concentram 68% desses casos, enquanto o Nordeste apresentou 16%, o Centro-Oeste 9% e o Norte 6%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estupro na Asa Norte: polícia só foi acionada após zelador encontrar poça de sangue

Caso de estupro e tentativa de feminicídio agita a Asa Norte; moradores relatam aumento da sensação de insegurança. Na madrugada de sábado (20/12),...

Casa da Mulher Brasileira completa dois anos com 28,7 mil atendimentos; confira serviços

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, completou dois anos, mantendo atendimento 24h na Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores. Ao todo,...

Dado Dolabella quebra silêncio após acusação de causar acidente bêbado

Dado Dolabella usou as redes sociais neste sábado (20/12) para comentar a nova polêmica envolvendo o ex-ator. Ele afirma ter sido vítima de...