O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (25/8) a demissão de Lisa D. Cook, diretora do Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano. A decisão foi comunicada por Trump em sua rede social, a Truth Social.
No comunicado, Trump alegou que Lisa pode ter feito declarações falsas em contratos de hipoteca, afirmando: “Você pode ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”. O presidente destacou que é essencial que os cidadãos confiem na honestidade dos responsáveis pela política econômica do FED.

Lisa D. Cook, a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no conselho do FED, tinha seu mandato até 2038. Ela foi indicada por Joe Biden em 2022.
Pressão sobre o FED
Trump tem criticado a administração do FED por não reduzir as taxas de juros, uma medida que, segundo ele, poderia impulsionar o crédito e favorecer o crescimento econômico dos EUA. Atualmente, as taxas de juros estão entre 4,25% e 4,5% ao ano, o que normalmente serve para conter a inflação, um dos principais desafios do país no momento.
Na última sexta-feira (22/8), Jerome Powell, presidente do FED, fez um discurso que animou os mercados ao sinalizar a possibilidade de uma futura redução da taxa básica de juros.
Como você vê essa mudança na liderança do FED? Sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook