Na manhã desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou a instalação da Comissão de Desenvolvimento Urbano, agora em caráter permanente. O projeto de resolução que criou a comissão foi aprovado em junho deste ano, uma iniciativa da deputada Maria del Carmen (PT), que foi eleita presidente do colegiado. O deputado Pedro Tavares (União) assumiu a vice-presidência.
O Bahia Notícias já havia antecipado em fevereiro a expectativa pela eleição de Maria del Carmen. Com essa nova estrutura, o PT agora preside quatro das onze comissões da Casa.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano terá como foco discutir e propor ações relacionadas às políticas urbanas em toda a Bahia. As reuniões ordinárias ocorrerão às quartas-feiras, às 9h30.
Maria del Carmen expressou sua gratidão aos colegas pela criação da comissão e pela confiança depositada ao elegê-la. Durante sua fala, ela também incentivou os membros a sugerirem temas para as futuras reuniões.
A deputada já preparou uma lista de assuntos prioritários, que será compartilhada com todos os integrantes da comissão. Ela mencionou a importância do trabalho colaborativo com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, uma vez que alguns temas podem ter relações entre si.
“Não vamos nos limitar à capital; nosso foco se estende ao interior. Precisamos garantir que as pautas alcancem os municípios para facilitar a elaboração e execução de planos diretores. Quantos municípios já conseguiram desenvolver seus planos?”, questionou a nova presidente.
Dentre os assuntos prioritários, a gestão de resíduos sólidos foi destacada por Maria del Carmen. “Os municípios baianos deveriam ter implementado aterros sanitários, e até agora isso não aconteceu. Precisamos tratar disso urgentemente”, afirmou. Outro tema relevante para debate é o VLT de Salvador, um sistema de transporte que se conecta à região metropolitana e outros municípios nas proximidades.
A composição da comissão foi definida com base em indicações dos líderes da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da minoria, deputado Tiago Correia (PSDB). Os membros titulares incluem Fabíola Mansur (PSB), Felipe Duarte (PP), Jurailton Santos (Republicanos), Marcelino Galo (PT), Marcone Amaral (PSD), Maria del Carmen (PT), Pedro Tavares (UB) e Robinson Almeida (PT). Os suplentes indicados foram Bobô (PCdoB), Hassan (PP), Vitor Bonfim (PV) e Tiago Correia (PSDB).
O que você acha das prioridades apontadas pela nova comissão? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook