PGR arquiva pedido de investigação contra ministro Gilmar Mendes por caso CBF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu arquivar o pedido de investigação contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação visava apurar supostos crimes de prevaricação e advocacia administrativa relacionados à atuação de Mendes em uma ação sobre a liderança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão foi assinada pelo vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, que é um dos principais assessores do procurador-geral, Paulo Gonet.

O pedido foi feito pelo vereador Guilherme Kilter (Novo-PR), que acusou o ministro de emitir decisões que beneficiavam a antiga diretoria da CBF, alegando conflito de interesse. A suspeita envolvia um contrato entre a CBF e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição ligada a Gilmar Mendes.

Gonet e Gilmar fundaram o IDP em 1998. Em 2017, Gonet vendeu suas cotas para Francisco Mendes, filho de Gilmar, por R$ 12 milhões, segundo o BuzzFeed News Brasil.

Recentemente, CBF e IDP firmaram um acordo para oferecer cursos de pós-graduação em gestão e negócios do futebol, incluindo direito esportivo e empreendedorismo.

Em uma entrevista, Gilmar Mendes negou haver conflito de interesse, afirmando que o IDP é uma “instituição conceituada” e que estava “cedendo seu prestígio à CBF”.

Em janeiro de 2024, Mendes suspendeu uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que determinava o afastamento de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e a nomeação de um interventor para a entidade.

Em maio, o ministro negou dois pedidos para afastar Ednaldo do cargo. Após novas reviravoltas, o TJ do Rio suspendeu Ednaldo novamente, que decidiu não reassumir a presidência, buscando “restaurar a paz no futebol brasileiro”.

De acordo com a Assessoria Jurídica Criminal da PGR, os elementos apresentados por Kilter não são suficientes para provar que Gilmar Mendes agiu para beneficiar Ednaldo Rodrigues e sua gestão na CBF.

As informações são do O Globo.

E você, o que pensa sobre essa decisão da PGR? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial preso por “traição à pátria” morre sob custódia da Venezuela

Um policial venezuelano, Edison José Torres Fernández, de 52 anos, morreu neste sábado (10/01) sob custódia do governo, após ter sido detido em...

Polícia recupera duas motocicletas furtadas em Mirantes de Periperi, em Salvador

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas na tarde deste sábado (10) pelo Batalhão de Policiamento Tático (BPT) – BTS, no bairro Mirantes de Periperi,...

Eliza Samudio: homem explica por que não entregou passaporte à polícia

Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal: quem encontrou, por que procurou a imprensa e o contexto do caso Um homem que encontrou o...