A Secretaria de Segurança Pública (SSP) alcançou um marco importante: 3.800 criminosos foragidos foram detidos com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. Essa tecnologia, implementada em 2019, está em funcionamento não apenas em Salvador, mas em mais de 80 cidades do interior e da Região Metropolitana.
Em 2025, já foram 1.414 prisões, superando as 1.131 registradas em todo o ano de 2024. Dentre os indivíduos capturados este ano, 22% eram procurados por roubo. Os crimes de homicídio e tráfico de drogas também aparecem com destaque, representando 13% e 10%, respectivamente. Outros tipos, como estupros (6%), furtos (3%) e porte ilegal de arma (2%), também fazem parte da lista.
O Sistema de Reconhecimento Facial é utilizado em diversas situações, como durante festas e eventos. No último Carnaval, 55 criminosos foram identificados através dos equipamentos nos Portais de Abordagem. Na Micareta de Feira e nas festividades juninas, a tecnologia ajudou a localizar 13 e 26 suspeitos, respectivamente, e mais quatro no Festival Virada Salvador.
Recentemente, em Itabuna, as câmeras inteligentes da SSP localizaram um foragido por violência contra a mulher. Em Paulo Afonso, a Polícia Militar prendeu um indivíduo em fuga, procurado por homicídio, ao passar por um ponto monitorado.
O uso da tecnologia de reconhecimento facial tem sido um passo importante na segurança pública da região. O que você pensa sobre essa abordagem? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook