Reconhecimento Facial da SSP atinge 3.800 prisões realizadas com o auxílio da ferramenta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) alcançou um marco importante: 3.800 criminosos foragidos foram detidos com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. Essa tecnologia, implementada em 2019, está em funcionamento não apenas em Salvador, mas em mais de 80 cidades do interior e da Região Metropolitana.

Em 2025, já foram 1.414 prisões, superando as 1.131 registradas em todo o ano de 2024. Dentre os indivíduos capturados este ano, 22% eram procurados por roubo. Os crimes de homicídio e tráfico de drogas também aparecem com destaque, representando 13% e 10%, respectivamente. Outros tipos, como estupros (6%), furtos (3%) e porte ilegal de arma (2%), também fazem parte da lista.

O Sistema de Reconhecimento Facial é utilizado em diversas situações, como durante festas e eventos. No último Carnaval, 55 criminosos foram identificados através dos equipamentos nos Portais de Abordagem. Na Micareta de Feira e nas festividades juninas, a tecnologia ajudou a localizar 13 e 26 suspeitos, respectivamente, e mais quatro no Festival Virada Salvador.

Recentemente, em Itabuna, as câmeras inteligentes da SSP localizaram um foragido por violência contra a mulher. Em Paulo Afonso, a Polícia Militar prendeu um indivíduo em fuga, procurado por homicídio, ao passar por um ponto monitorado.

O uso da tecnologia de reconhecimento facial tem sido um passo importante na segurança pública da região. O que você pensa sobre essa abordagem? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de afogados no litoral de SP mais que dobra neste fim de semana

Meta descrição: Afogamentos no litoral sul de São Paulo aumentaram neste fim de semana, com nove mortes entre sábado (10/1) e domingo (11/1)...

Especulada no BBB 26, Christiane Torloni se despede de Manoel Carlos

A atriz Christiane Torloni, alvo de rumores de participação no Big Brother Brasil 2026, surgiu nas redes para lamentar a morte do autor...

Quem é “PV”, policial civil morto durante tentativa de assalto no Rio

Comissário Paulo Vítor Silva Heitor, 40 anos, conhecido entre colegas como PV, da Polícia Civil do Rio (PCERJ), lotado na Delegacia de Roubos...