Diretora do Fed vai à Justiça contra Trump após anúncio de “demissão”

Publicado:

Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), decidiu entrar na Justiça contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o anúncio de sua “demissão”. A ação judicial foi protocolada na última quinta-feira, 28 de agosto.

Cook, que faz parte do Conselho de Governadores do Fed, alegou que Trump não tem a autoridade para afastá-la. De acordo com seus advogados, o presidente violou uma lei federal que permite a destituição de dirigentes do banco central apenas em caso de “justa causa”, algo que, segundo a defesa, não se aplica nesse caso.

O caso pode chegar à Suprema Corte dos EUA, que atualmente possui uma maioria de juízes conservadores, geralmente considerados favoráveis a Trump.

Fed apoia Lisa Cook

Em um comunicado divulgado na terça-feira, 26 de agosto, o Fed defendeu a diretora e rejeitou a alegação de demissão. O banco enfatizou que a proteção contra demissões arbitrárias é fundamental para garantir que suas decisões sejam baseadas em dados e interesses de longo prazo para os moradores dos EUA.

O Fed afirmou ainda que os diretores têm mandatos fixos de 14 anos e que só podem ser destituídos com “justa causa”. Lisa Cook e seu advogado pretendem contestar qualquer tentativa de afastamento e reafirmaram que ela continuará a exercer suas funções de acordo com a legislação.

Contexto do caso

A polêmica começou no início da semana, quando Trump usou suas redes sociais para anunciar a demissão de Cook, acusando-a de fraude em contratos de hipoteca. Ele alegou que Cook fez “declarações falsas” e afirmou que o povo americano precisa confiar na integridade dos responsáveis pela política do Fed.

Trump também mencionou um pedido do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte, para que o Departamento de Justiça investigasse Cook, por suposta fraude relacionada à declaração de uma propriedade como residência principal.

Em 2021, Cook teria adquirido algumas hipotecas em Michigan e Geórgia, com um formulário financeiro de 2024 listando três hipotecas em seu nome, duas delas como residências pessoais, que têm taxas mais baixas do que as de propriedades de investimento.

Aliados de Trump, como o secretário de Comércio, Howard Lutnick, também pediram a saída de Cook, afirmando que ela deveria respeitar o país e se afastar do cargo.

E você, o que acha de toda essa situação? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos conversar sobre isso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Celina sobre relator votar a favor de nomear 2 mil policiais: “Fazendo nossa parte”

Após reunião com o deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou que foi incluída no relatório...

Nikolas Ferreira reage a pedido de prisão protocolado por petista

O deputado Nikolas Ferreira (PL) se manifestou após o pedido de prisão preventiva, protocolado por Reimont (PT) na Procuradoria-Geral da República, nesta quinta-feira. Em...

Com voto de Fachin, STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em plenário virtual, manter a prisão do ex-atacante Robson de Souza, conhecido como Robinho. O julgamento resultou...