TST condena Volkswagen a pagar indenização por trabalho análogo à escravidão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que a Volkswagen deve pagar R$ 165 milhões por danos morais coletivos devido a condições análogas à escravidão enfrentadas por trabalhadores em uma fazenda da empresa na Amazônia entre 1974 e 1986. Este local, que era propriedade de uma subsidiária da montadora, era utilizado para pecuária e extração de madeira.

A Volkswagen Brasil declarou que recorrerá da decisão. Em seu comunicado, a empresa afirmou que, durante seus 72 anos de operação no país, defende a dignidade humana e cumpre rigorosamente todas as leis trabalhistas.

A investigação foi iniciada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2019, após o recebimento de documentos de um padre local que acompanhava o caso há décadas. Em 2024, após novas diligências e depoimentos, o MPT formalizou a denúncia contra a Volkswagen. Essa é considerada a maior reparação desse tipo no Brasil.

Segundo os autos, ao menos 300 trabalhadores foram recrutados de forma irregular para desmatar a floresta e preparar pastagens. Esses trabalhadores viviam em condições precárias, eram monitorados por guardas armados, recebiam alimentação insuficiente e enfrentavam servidão por dívidas. Além disso, não havia assistência médica, nem mesmo para aqueles que contraíam malária.

Esse caso amplia a discussão sobre direitos trabalhistas e as práticas de empresas no Brasil, lembrando a todos da importância de um ambiente de trabalho justo e humano. O que você pensa sobre essa decisão do TST? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de criança é localizado no Rio Tietê

O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta quarta-feira o corpo de uma menina de 11 anos que morreu afogada no Rio Tietê,...

Homem é condenado a 27 anos de prisão após matar idoso com ‘voadora’

O 4º Tribunal do Júri da Capital condenou Tiago Gomes de Souza a 27 anos de prisão, em regime inicial fechado, pela morte...

São Paulo entra em estado de atenção após chuva intensa

São Paulo entrou em estado de atençao após chuvas intensas que podem se intensificar ao longo desta semana. O Centro de Gerenciamento de...