Iêmen: Houthis invadem prédios da ONU após morte do primeiro-ministro

Publicado:

Um grupo de rebeldes Houthis tomou conta de dois escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) em Sanaa, a capital do Iêmen, no último domingo (31). A invasão aconteceu logo após o anúncio do assassinato do primeiro-ministro Ahmed al-Rahawi, liderado por Israel.

De acordo com informações da CNN, os escritórios do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e da Unicef foram os alvos da ação. No sábado (30), os Houthis já tinham informado que um ataque aéreo israelense resultou na morte do primeiro-ministro e de outros ministros do governo iemenita.

Os ataques aéreos de Israel no território do Iêmen começaram em outubro de 2023, em resposta à invasão de integrantes do Hamas em Israel, que resultou em muitas vítimas. Os Houthis, parte do “Eixo de Resistência” e apoiados pelo Irã, frequentemente realizam ataques contra Israel como forma de solidariedade aos sobreviventes na Faixa de Gaza.

Em maio deste ano, por exemplo, os Houthis dispararam um míssil contra um dos principais aeroportos de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, garantiu que o país retaliaria. “Atacamos no passado, atacaremos no futuro”, afirmou em um vídeo divulgado nas redes sociais.

O que você acha sobre a situação no Iêmen? Compartilhe suas opiniões nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Augusto Heleno pede ao STF revisão de multa: “Situação de miséria”

A defesa do general Augusto Heleno, que foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de...

Esposa atualiza estado de motorista de app esfaqueado por passageiro

Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Ceilândia,...

Recurso de Bolsonaro pede redução da pena de 27 anos e 3 meses

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entrou com um pedido de embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a redução da...