Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande revela que estudantes de escolas estaduais com ensino médio em tempo integral (EMI) têm desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 em comparação aos alunos de escolas de turno parcial. Para ser classificada como escola com EMI, a carga horária deve ser de pelo menos sete horas diárias ou 35 horas semanais.
A análise dos microdados do Enem, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que a maior diferença de notas é na prova de redação. Alunos de escolas com ensino integral obtiveram, em média, 12 pontos a mais na redação, que varia de 0 a 1.000 pontos. Essa diferença aumenta para 27 pontos nas escolas com 100% das matrículas em tempo integral. A performance em matemática também foi superior, com cinco pontos a mais em relação às escolas regulares.
Região Nordeste em destaque
O Censo Escolar 2024 aponta que a maior proporção de alunos em tempo integral no ensino médio está no Nordeste: Pernambuco (69,6%), Ceará (54,6%), Paraíba (54,5%), Piauí (54,1%) e Sergipe (35,2%). Em contraste, as menores proporções foram registradas no Distrito Federal (6,4%) e Roraima (8,1%). Nas escolas do Nordeste que oferecem o ensino integral, as médias nas provas do Enem superam as dos alunos de turno parcial em 18 pontos, com uma diferença de 48 pontos na prova de redação.
Em Pernambuco, os estudantes de escolas com 100% de oferta integral tiveram, na redação, notas 68 pontos superiores em comparação aos de turno parcial. No Ceará, essa diferença chega a 134 pontos. Entre as 100 escolas cearenses com melhores notas no Enem, 98 oferecem ensino médio integral, um padrão semelhante ao de Pernambuco (89 escolas) e da Paraíba (84 escolas).
Participação no Enem
Um estudo intitulado “Efeitos do Ensino Médio em Tempo Integral sobre os Indicadores Educacionais dos Alunos”, realizado pelos economistas Naercio Menezes Filho e Luciano Salomão, em parceria com o Instituto Natura, constatou que alunos de escolas de ensino médio em tempo integral têm 16,5% a mais de participação no Enem. As notas desses alunos também são mais altas, especialmente em redação, onde a diferença é de 29 pontos.
Desenvolvimento do Programa Escola em Tempo Integral
O Programa Escola em Tempo Integral, lançado pelo MEC em 2023, visa atingir 3,2 milhões de novas matrículas nessa modalidade até o fim de 2026. O objetivo é promover o desenvolvimento dos estudantes e aprimorar os indicadores de aprendizagem no Brasil. Para isso, o governo federal disponibiliza apoio técnico e financeiro a estados e municípios para aumentar o tempo integral na educação básica.
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