Governo se anima com negativa de Motta a Tarcísio em dia de julgamento

Publicado:

A recusa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em se reunir com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), gerou entusiasmo no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, destacou a importância da decisão de Motta, que demonstra independência durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para esta terça-feira (2/7).

“Um presidente de poder deve se manter acima das disputas políticas, especialmente em momentos de crise. A atitude dele engrandece sua figura e fortalece a autonomia do Legislativo”, afirmou Guimarães ao Metrópoles.

Tarcísio, por sua vez, tem buscado apoio para avançar com um projeto de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. A oposição vê essa proposta como uma forma de beneficiar Bolsonaro, que, atualmente, é cotado para a disputa presidencial de 2026. O ex-presidente está inelegível até 2030, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido a declarações infundadas sobre as urnas durante sua presidência.

Guimarães acredita que o projeto de anistia não deve ser pautado neste momento. “Não se deve interromper um julgamento em andamento por questões políticas. As instituições seguem o que a Constituição determina. Esse projeto deveria ser arquivado”, afirmou.

De acordo com fontes próximas a Motta, o presidente da Câmara comunicou a Tarcísio, em conversa telefônica, que não há apoio suficiente para a proposta de anistia. Ele enfatizou que não há interesse em um perdão “amplo, geral e irrestrito”, como deseja o PL, partido de Bolsonaro.

O que você pensa sobre a postura de Hugo Motta e as implicações do projeto de anistia? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo anuncia retorno de atacante argentino; confira

Na noite desta terça-feira, o São Paulo surpreendeu a todos ao anunciar uma contratação que é um verdadeiro reencontro com a...

Doutoranda gaúcha é encontrada com vida após 1 mês desaparecida em SP

Priscila Schimitt, de 40 anos, foi encontrada com vida na noite da terça-feira (2/9) após quase um mês desaparecida...

Pacientes sofrem com “apagão” do serviço de home care no DF

Pacientes de alta complexidade atendidos pelo serviço de home care da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estão enfrentando sérios problemas. Eles relatam...