Bolsonaro no STF: ex-ministros saem em defesa do ex-presidente

Publicado:

Nesta terça-feira, 2, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento do ‘núcleo 1’ da trama golpista que se formou após as eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente Jair Bolsonaro recebe apoio de ex-ministros, que expressam suas críticas ao Judiciário pelas redes sociais.

Solidariedade a Bolsonaro

Damares Alves, que foi ministra dos Direitos Humanos no governo Bolsonaro e agora é senadora, postou uma mensagem de apoio no Instagram. Ela recentemente visitou Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, e compartilhou uma foto de sua visita, reforçando sua lealdade, com a legenda “Estamos com você”.

Críticas ao Judiciário

Enquanto Damares se concentra em enviar apoio, outros ex-ministros aumentaram as críticas ao STF. Onyx Lorenzoni, ex-ministro da Previdência e Cidadania, sugeriu que o julgamento é uma tentativa de humilhar e retirar Bolsonaro da disputa presidencial de 2026. Ele descreveu o ex-presidente como o “maior líder político da América Latina”. Atualmente, Bolsonaro é considerado inelegível desde 2023, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um julgamento de exceção montado com um único objetivo: humilhar, prender e tirar das eleições o maior líder político da América Latina, escolhido pelo povo.

Na mesma linha, Mario Frias, ex-secretário especial de Cultura, comentou que o julgamento parece ter uma sentença já definida. Ele mencionou que está se iniciando um dia em que “um inocente” se encontra no banco dos réus, criticando o sistema como ‘podre’.

Hoje começa um julgamento já escrito, com sentença pronta […] Hoje, a história vai registrar: um inocente no banco dos réus e um sistema podre tentando calar a verdade.

O senador Marcos Pontes também emitiu sua preocupação, descrevendo o dia como um “real atentado ao Estado Democrático de Direito”. Ele criticou o julgamento, afirmando que tudo se baseia em uma “narrativa de golpe imaginário”.

Silêncio de Outros Ex-Ministros

Enquanto alguns ex-ministros se manifestam abertamente, outros, como Ciro Nogueira e João Roma, optaram pelo silêncio nas redes sociais sobre o julgamento.

Quem está sendo julgado?

Entre os ex-ministros envolvidos no ‘núcleo 1’ da trama golpista estão:

  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, candidato a vice-presidente em 2022;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa.

O STF julga ações associadas a crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada.

Principais crimes sob análise:

  • Golpe de Estado
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Organização criminosa armada
  • Dano qualificado contra o patrimônio da União
  • Deterioração de patrimônio tombado

O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários e entre na conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tornado, MPPR atende população de Rio Bonito do Iguaçu neste domingo

Neste domingo (9), o Ministério Público do Paraná (MPPR) realiza um atendimento presencial em Rio Bonito do Iguaçu. O município, localizado no Centro-Sul...

Mudança climática pode aumentar frequência e intensidade de tornados

O desastre que devastou 90% da cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu e deixou pelo menos 750 pessoas feridas serve como um...

Três pessoas morrem após ônibus derrubar muro em estacionamento, em São Paulo

Um grave acidente ocorreu na manhã deste sábado (8) na rua Vieira Martins, no Brás, região central de São Paulo. Um ônibus colidiu...