AL-BA aprova mudanças de estruturas das polícias Civil e Militar da Bahia

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta terça-feira (2), dois projetos de lei que promovem mudanças estruturais nas polícias Civil e Militar. As propostas, enviadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), tramitaram em regime de urgência.

O Projeto de Lei da Polícia Civil, n.º 25.898/2025, traz alterações significativas na estrutura da corporação. Ele introduz o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações, que auxiliará o Delegado-Geral na supervisão de investigações e operações. Além disso, cria as Diretorias Regionais de Polícia do Interior (Dirpins), que visam organizar e padronizar o trabalho nas regiões, substituindo a estrutura atual. O texto também inclui novos cargos, como diretor regional e coordenador, e extingue três cargos de coordenador I.

Já o projeto relacionado à Polícia Militar altera a Lei n.º 13.201/2014, com foco na reorganização da corporação e na ampliação do efetivo em locais estratégicos. A proposta prevê a criação de três novos comandos regionais da PM, em Jequié, Irecê e Alagoinhas.

Cabe ressaltar que um terceiro Projeto de Lei, que modifica as regras para convocação de militares da reserva, ainda não foi votado nesta terça-feira (2).

O que você acha dessas mudanças nas polícias da Bahia? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre as propostas aprovadas!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feliz no Bahia, Nestor celebra permanência e projeta futuro no clube: “Me identifiquei”

Na última sexta-feira (7), o Bahia anunciou a compra definitiva do meia Rodrigo Nestor, que agora tem contrato até 2030. Nestor chegou ao...

‘O Agente Secreto’ bate ‘Predador’ e estreia no topo da bilheteria brasileira

O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, teve um excelente início nas bilheteiras do Brasil. Nos primeiros quatro dias de...

COP30: Lula fala em derrotar “negacionistas” em provocação aos EUA

Reprodução/Gov.br Belém – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que este é o momento de“impor uma nova derrota aos negacionistas”...