Anistia para golpistas é a consagração da impunidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No início do julgamento dos envolvidos nos episódios de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez uma declaração polêmica. Ele sugeriu que a pacificação do país só seria possível com a anistia para Bolsonaro e demais golpistas. Essa ideia, apoiada por sua base política, contrasta com a visão de figuras de destaque no Judiciário, como Alexandre de Moraes, que defende a justiça penal nesse contexto.

Moraes destacou durante o julgamento que a impunidade e a omissão não são opções para assegurar a paz social. Ele afirmou que o silêncio diante de atos criminosos pode deixar marcas profundas na sociedade. O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, também foi enfático, apontando que o golpe em curso já é uma realidade quando líderes políticos se reúnem com os militares para discutir sua execução.

A história do Brasil mostra que, ao longo do tempo, a anistia frequentemente foi utilizada para proteger os culpados, em vez de atender às vítimas. A anistia de 1979, por exemplo, teve como um de seus principais objetivos impedir a responsabilização por crimes graves durante a ditadura, como tortura e assassinatos.

Tarcísio, com formação em engenharia militar, parece ignorar o passado. Enquanto isso, Bolsonaro, conhecido por sua aversão à leitura, até mesmo posou ao lado de um livro sobre um torturador, remetendo a um apoio a atos de repressão. Se o Congresso tivesse tomado decisões mais firmes em relação a Bolsonaro em seu passado, talvez a história recente do Brasil fosse diferente.

O governador poderia refletir sobre a trajetória de Bolsonaro e suas consequências antes de apoiar uma anistia que poderia perpetuar um ciclo de impunidade – um caminho que a sociedade não pode permitir novamente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entregador de delivery é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Cabrália

Um entregador de delivery, de 25 anos, foi encontrado morto, às margens de uma estrada na zona rural de Santa Cruz...

WePink, marca de Virginia Fonseca, é multada em R$ 1,5 milhão pelo Procon-SP após falhas

WePink, marca de cosméticos da influenciadora Virginia Fonseca, foi multada em R$ 1.566.416,66 por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo...

Silvinei Vasques e Anderson Torres dividem cela na Papuda após prisão de ex-diretor da PRF no Paraguai

O cenário carcerário de Brasília registrou movimentação incomum nesta segunda-feira, 29, com a confirmação de que o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei...