Conder lança licitação para construção de CEU da Cultura em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta quarta-feira, a Conder divulgou a licitação para a construção de um CEU da Cultura em Salvador. Este espaço, que faz parte do programa Territórios da Cultura do Ministério da Cultura, será destinado a atividades artísticas e de lazer nos bairros periféricos da cidade. O investimento será realizado pelo Novo PAC e o CEU será localizado em Cajazeiras, na estrada da Paciência, próximo ao hospital ProHope.

A Conder está encarregada da obra, enquanto a Secretaria de Cultura do Estado ficará responsável pela instalação dos equipamentos e a definição da gestão do espaço após sua conclusão.

De acordo com o Ministério da Cultura, o CEU é um equipamento público destinado ao uso cultural, oferecendo espaços para diversas atividades, como expressão corporal, arte, educação e trabalho.

José Trindade, presidente da Conder, destacou que a realização do CEU em Salvador é resultado da colaboração entre a Bahia e o Brasil. Ele mencionou o trabalho conjunto do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula, enfatizando a importância do projeto no setor cultural.

O terreno destinado ao CEU possui mais de 1.000 metros quadrados, com uma área construída prevista de cerca de 500 metros quadrados. Esta é a primeira licitação do tipo no estado, mas 22 municípios baianos também foram selecionados para receber unidades do Novo PAC. Em todo o Brasil, já existem 195 CEUs com recursos garantidos.

O projeto elaborado pelo Ministério da Cultura inclui um núcleo básico que será comum a todas as unidades. Esse núcleo contará com uma sala multiúso, biblioteca, pátio multifuncional e uma incubadora cultural com estações de trabalho colaborativo, além de áreas para apoio administrativo, como cantina e salas de gerenciamento.

Além disso, o projeto adota técnicas que asseguram conforto térmico, como lajes ajardinadas e aberturas no teto que permitem a entrada de luz natural e ventilação.

O CEU da Cultura é uma adição significativa para Salvador e promete oferecer diversas oportunidades para os moradores da região. O que você acha desse projeto? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim de uma era: orelhões que marcaram gerações são removidos das ruas. Vídeo

A Anatel iniciou neste mês a remoção definitiva dos orelhões das ruas do Brasil, com conclusão prevista para 2028. A operação começou oficialmente...

Paulista dirige 1º longa de animação brasileiro no Festival de Berlim

Papaya é o primeiro longa-metragem de animação brasileiro a integrar a mostra competitiva Generation KPlus do Festival de Berlim, dirigido por Priscila Keller....

Ney Matogrosso empolga público com clássicos no Festival de Verão

Ney Matogrosso foi ovacionado pelo público ao subir ao palco do Festival de Verão de Salvador 2026 como a segunda atração...