O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou sobre o recente leilão do túnel imerso Santos-Guarujá. A aplicação foi vencida pela empresa portuguesa Mota-Engil, que arrematou a concessão com um desconto de 0,5% em relação ao valor público anual máximo, estipulado em R$ 438,3 milhões.
“Não esperávamos, de fato, grandes descontos. O que queríamos era uma competição justa. Isso valida o orçamento que elaboramos”, afirmou Tarcísio. Ele destacou que essa tecnologia de túneis imersos é comum em outros países, mas ainda é nova no Brasil. “Envolve riscos e é dominada por poucas empresas”, ressaltou.
Além disso, Tarcísio observou que a apresentação das propostas já indicou a viabilidade do orçamento. “Se os valores estivessem muito distantes da realidade, ninguém teria aceitado o risco. A proximidade dos valores mostra que estamos no caminho certo”, comentou.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também se manifestou após o leilão, considerando o desconto “baixo”, mas um reflexo do mercado. “Foi o maior desconto obtido, embora não seja ideal. Fizemos um leilão com duas empresas disputando”, explicou. Ele mencionou que o prazo para a entrega do túnel é 2031, mas que se houver possibilidade de entrega antecipada, será melhor.
E você, o que acha do resultado do leilão? Sua opinião é muito importante! Comente e compartilhe suas impressões sobre esse projeto que pode mudar a infraestrutura da região.
Comentários Facebook