O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a criação de um Procedimento Administrativo para combater o desmatamento no Cerrado. A portaria, publicada na última sexta-feira (5), foi assinada pelo Procurador da República Felipe Fritz Braga e visa promover ações socioambientais na cadeia produtiva da carne.
A decisão do MPF é resultado de um pedido da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (4ª CCR), que solicitou acompanhamento em todos os estados que compõem o Bioma Cerrado. São eles: Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e São Paulo.
A iniciativa busca oferecer suporte a cada unidade federativa, integrando-se ao trabalho do Grupo de Trabalho Biomas (GT Biomas). Um dos principais objetivos é prevenir e coibir a destruição do Cerrado. O foco do novo procedimento será garantir que frigoríficos e a compra de gado estejam em conformidade com critérios ambientais e não sejam relacionados a áreas de desmatamento ilegal.
O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre o combate ao desmatamento na sua região.
Comentários Facebook