CPMI do INSS: advogado de Lupi atuou pela inelegibilidade de Bolsonaro

Publicado:

O advogado que defende o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi na CPMI do INSS, nesta segunda-feira (8/9), é o mesmo que garantiu a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023.

Walber Agra, professor de Direito no Recife e advogado do PDT, destacou-se por sua atuação no caso que resultou na condenação de Bolsonaro. O ex-presidente foi sancionado pelo TSE devido a declarações polêmicas sobre o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

O TSE decidiu, por 5 votos a 2, que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tornando-o inelegível até 2030.

Durante o julgamento, Agra fez referência a uma obra de José Saramago, *Ensaio sobre a Cegueira*, para argumentar que Bolsonaro era responsável pela conhecida “minuta do golpe”, um documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Nesta segunda-feira, Agra acompanha Lupi durante um depoimento como testemunha na CPMI do INSS, criada para investigar um esquema de descontos indevidos sobre aposentados, conforme revelado pelo Metrópoles.

Lupi responde por sua atuação no Ministério do Trabalho e Previdência Social entre janeiro de 2023 e maio deste ano, quando foi demitido após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal.

Essa situação levanta questões relevantes sobre as implicações políticas e legais que estão em jogo. O que você pensa sobre a atuação do advogado e as decisões envolvendo políticos atualmente? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gasto com viagens de pessoas sem cargo cresceu 213% no governo Lula

O governo federal registrou um aumento de **213%** nos gastos com viagens pagas a pessoas sem cargo no Poder Executivo durante os dois...

França julga médico acusado de envenenar 30 pacientes

Um médico anestesista francês, Frédéric Péchier, enfrenta julgamento nesta segunda-feira em Besançon, após ser acusado de envenenar 30 pacientes durante cirurgias, resultando em...