Drew Angerer/Getty Images

A Justiça dos Estados Unidos suspendeu temporariamente a decisão do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed). O julgamento ocorreu na terça-feira (9 de setembro) e impede, por enquanto, a efetivação do afastamento.
Quem é Lisa Cook
- Lisa Cook é diretora do Federal Reserve desde 2022, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden e reconduzida em 2023 para um mandato de 14 anos.
- Ela foi a primeira mulher negra a integrar o colegiado responsável pela definição das taxas de juros nos Estados Unidos.
- Com doutorado em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Cook já trabalhou como assessora econômica no governo de Barack Obama.
- Em 2019, publicou um artigo no The New York Times, discutindo os desafios enfrentados por mulheres negras na economia e no serviço público.
Trump anunciou a demissão de Cook em 25 de agosto, alegando que ela havia falsificado registros para ganhar vantagens em contratos de hipoteca. Em resposta, três dias depois, a diretora recorreu à Justiça, afirmando que o presidente não tinha autoridade para afastá-la e que isso violaria a Lei do Federal Reserve de 1913. Segundo essa lei, diretores do Fed só podem ser demitidos por “justa causa” e não por alegações que ela considera infundadas.
No pedido, Cook também solicitou uma ordem judicial para bloquear a demissão, que foi deferida. O caso pode seguir para instâncias superiores, inclusive a Suprema Corte.
Recentemente, o jornal The Wall Street Journal noticiou que o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal contra Lisa Cook.
O que você acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
Comentários Facebook