O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, respondeu às críticas do presidente Donald Trump a um recente ataque militar israelense no Catar. Durante uma declaração, Danon afirmou que Israel nem sempre age de acordo com os interesses dos Estados Unidos. A Casa Branca relatou que Trump não estava de acordo com essa ação militar no país, que tem um papel importante como mediador no conflito em Gaza.
Em suas palavras, Danon explicou que a decisão de atacar não foi uma afronta ao Catar, mas sim uma ação direcionada contra o Hamas. Ele enfatizou que, apesar de apreciar o apoio dos EUA, Israel toma decisões de forma independente, comunicando-se com Washington após a ação: “Não estamos contra o Catar, nem contra nenhum país árabe; enfrentamos uma organização terrorista”, afirmou.
O ataque resultou na morte de seis pessoas segundo o Hamas, incluindo o filho de um de seus principais negociadores, Khalil al Hayya, embora os dirigentes de alto escalão tenham sobrevivido. O Catar também informou sobre a morte de um de seus agentes de segurança. Danon mencionou que Israel ainda está avaliando os resultados da operação, mas acredita que a decisão foi a correta.
Com a tensão crescente entre os aliados, essa situação levanta questões sobre as complexas relações no Oriente Médio. O que você pensa sobre essa abordagem de Israel? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook