Homem que tentou explodir bomba no aeroporto é preso de novo no DF

Publicado:

George Washington de Oliveira Souza, condenado por tentar explodir uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília na véspera do Natal de 2022, foi preso novamente na última terça-feira (9 de setembro) no Distrito Federal. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 24 de junho de 2025.

Na decisão, Moraes destacou que a intenção de George era causar “terror social e generalizado” com a bomba que ele havia instalado em um caminhão próximo ao aeroporto. O ministro enfatizou que havia indícios de que o homem poderia repetir a criminalidade, principalmente após descumprir medidas cautelares e fugir após os crimes.

Além de George, outros dois envolvidos, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza, também tiveram suas prisões preventivas decretadas.

Ameaça de bomba

Os três homens, inconformados com a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro, planejaram causar uma “comoção social” que poderia levar à decretação de estado de sítio e intervenção militar, visando remover Lula do poder. A atuação do motorista do caminhão foi crucial ao identificar a bomba antes que o veículo chegasse ao terminal. Para desarmar o dispositivo, equipes da Polícia Militar do DF (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), com o auxílio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF), foram mobilizadas.

Às 8h do dia 24 de dezembro de 2022, o esquadrão antibomba da PMDF foi acionado e conseguiu desativar a bomba por volta das 13h20. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou o trio em junho deste ano de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

Após a depredação de ônibus e a tentativa de invasão à PF em 12 de dezembro de 2022, George mostrou frustração em uma mensagem ao afirmar: “ultrapassados quase um mês, nada aconteceu”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM prende homem com mandado de prisão no Saboeiro

Na manhã deste sábado, policiais do Batalhão Apolo realizaram a prisão de um homem que estava sendo flagrado durante um roubo em um...

Membros de comitê palestino para governar Gaza já foram definidos

A Turquia anunciou a aprovação da lista de membros do comitê palestino responsável pela administração da Faixa de Gaza durante a transição. O...

Tentativa de homicídio causa acidente deixa feridos em Jacobina

Na tarde deste sábado (15), um grave incidente aconteceu na Rua João Batista Freitas de Matos, no Bairro Félix Tomaz, em Jacobina. A...