Cientistas brasileiros criam medicamentos com proteínas da placenta para pessoas tetraplégicas

Publicado:

Uma equipe de pesquisadores brasileiros fez uma descoberta promissora na recuperação de mobilidade após lesões na medula espinhal. Eles identificaram que a **laminina**, uma proteína encontrada na placenta, pode ajudar a reverter parte dos danos causados por tais lesões. O tratamento está em fase experimental, mas já apresentou resultados positivos.

Um dos participantes do estudo, o bancário Bruno Drummond de Freitas, recebeu um medicamento chamado **polilaminina**, que é derivado da laminina. Após 24 horas do início do tratamento, Bruno conseguiu recuperar completamente a mobilidade, que havia sido comprometida por um acidente de carro.

“No início, os médicos disseram que eu ficaria em cadeira de rodas para o resto da vida. Depois, que talvez conseguisse andar com muletas. Mas eu nunca perdi a esperança. Um dia, ainda no hospital, mexi o dedão do pé e aquilo foi um choque para todo mundo. A cada semana, eu evoluía mais”, compartilha Bruno, revelando sua trajetória de superação.

A pesquisa foi liderada pela professora Tatiana Sampaio, doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A equipe contou com a colaboração de diversos especialistas na área.

Essa inovação traz uma nova esperança para muitas pessoas na região que enfrentam desafios semelhantes. O que você acha dessa descoberta? Deixe sua opinião nos comentários. Vamos conversar!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Pires Brandão é empossado Ministro do STJ

Na noite da última quinta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou a cerimônia de posse de Carlos Pires Brandão e Marluce...

Jorginho relembra Brasileiro de 1987 pelo Flamengo e dispara: “Jamais vestiria as cores do Sport”

O ex-lateral Jorginho, ídolo do Flamengo, reafirmou sua posição de nunca vestir as cores do Sport. A declaração foi feita durante sua participação...

Julgamento de Bolsonaro marca novo estágio da democracia brasileira

Nos últimos 40 anos, Sérgio Abranches, cientista político, acompanhou a evolução institucional do Brasil após a ditadura. Ele considera o julgamento em andamento...