Operação Gatonet remove mais de 13 toneladas de cabos irregulares em menos de 1 semana na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais de 13 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet foram removidos pela Neoenergia Coelba em apenas uma semana, entre os dias 1º e 5 de setembro.

As informações são do site Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias. 

A ação, chamada Operação Gatonet, atuou em 12 cidades e eliminou um volume de fiação equivalente a 116 km, a mesma distância entre Salvador e Feira de Santana.

De acordo com a Coelba, o Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. 

Durante a operação, foram retiradas também mais de 450 caixas de passagem instaladas de forma irregular, equipamentos que, por serem de baixa qualidade, são considerados as principais causas de incêndios na rede elétrica.

As cidades que receberam a operação foram:

Salvador: 1 tonelada de fios e 93 caixas Vitória da Conquista: 2,72 toneladas de fios e 88 caixas Jaguarari: 1,77 tonelada de fios e 49 caixas Ipiaú: 1,55 tonelada de fios e 67 caixas Mirangaba: 1,5 tonelada de fios e 44 caixas Gentio de Ouro: 1,18 tonelada de fios e 19 caixas Barreiras: 880 kg de fios e 41 caixas São Gonçalo dos Campos: 830 kg de fios e 27 caixas Remanso: 820 kg de fios e 40 caixas Candeias: 400 kg de fios e 4 caixas Camaçari: 300 kg de fios e 3 caixas Ituaçu: 380 kg de fios e 5 caixas Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, explicou que a responsabilidade pela manutenção dos cabos é das operadoras, mas muitas não a realizam, o que leva ao acúmulo de fiação.

“Estamos intensificando a operação em praticamente todos os municípios, garantindo maior segurança aos baianos e ao fornecimento de energia”, afirmou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia x Jequié: Confira prováveis escalações, arbitragem, horário e onde assistir

Volta da Fonte Nova: Bahia encara Jequié pela estreia do Baiano 2026 Palavras-chave: Bahia, Jequié, Campeonato Baiano 2026, Fonte Nova, Rogério Ceni, Rodrigo Fonseca,...

PM desmonta esquema ilegal de produção de carvão e destrói 24 fornos em Morpará

Uma ação da Polícia Militar da Bahia, realizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental de Lençóis (Cippa Lençóis), resultou...

Camaçari recolhe 279 toneladas de lixo após festividades de fim de ano

Entre 1º e 5 de janeiro de 2026, a prefeitura de Camaçari recolheu 279 toneladas de lixo, conforme levantamento da Secretaria de Serviços...