Feijão, lentilha ou grão-de-bico: qual opção tem mais proteína?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Saborosas e comumente encontradas nos lares brasileiros, as leguminosas são alimentos muito importantes para a saúde como um todo, já que fornecem nutrientes como vitaminas e sais minerais, contêm alto teor de fibras e baixa quantidade de gorduras e calorias. Elas também são fontes de proteínas vegetais necessárias para a constituição da massa muscular.

Feijão, lentilha e grão-de-bico estão entre os principais exemplos de leguminosas. No entanto, aos que se interessam pelo real teor proteico de cada uma dessas opções, é importante entender que elas se diferem tanto pela quantidade quanto na qualidade desse nutriente.

Leia também

De acordo com a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) estabelece que, cada 100 gramas de lentilha cozidas contêm 9 gramas de proteína, enquanto 100 gramas de feijão carioca ostentam em torno de 8,4 gramas. Já o grão-de-bico tem, nessa porção, aproximadamente 8,9 gramas do nutriente.

logo metropoles branca

GettyImages 184942645

1 de 3

O feijão foi apontado como um dos alimentos mais saudáveis na lista dos mais consumidos pelos brasileiros

Getty Images

GettyImages 1286673991

2 de 3

A lentilha pode ser usada em diversas receitas

Getty Images

1 2024 12 06T130959.664

3 de 3

O grão-de-bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde

Getty Images

“Ou seja, a lentilha leva pequena vantagem, seguida de perto pelo grão-de-bico e pelo feijão. A diferença, no entanto, é mínima — e todos oferecem um bom aporte proteico”, pontua a especialista.

Além do valor proteico, o feijão se destaca pela presença de fibras, ferro e magnésio. Já a lentilha, que também é rica em ferro, tem cozimento rápido, sendo uma opção prática para o dia a dia.

O grão-de-bico, por sua vez, fornece triptofano, aminoácido associado à produção de serotonina, importante para o humor.

Foto colorida de tigela com lentilha - Metrópoles
A lentilha consta na lista dos alimentos fontes de fibras

Segundo Juliana, o ideal é variar o consumo dessas leguminosas, pois cada uma oferece combinações únicas de nutrientes. “Para melhorar ainda mais o aproveitamento das proteínas vegetais, a clássica combinação brasileira — arroz com feijão — continua sendo uma das mais completas”, enfatiza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DF deixa RJ e MG para trás e vira 2ª UF em carros elétricos vendidos

O Distrito Federal está cada vez mais consolidado no mercado de vendas de veículos elétricos no Brasil. Dados da ABVE mostram que, no...

Wagner Moura vence Globo de Ouro como melhor ator dramático

O ator baiano Wagner Moura conquistou o Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Ator em Filme de Drama, pelo desempenho em O...

Globo de Ouro: Kleber Mendonça Filho critica Bolsonaro e manda recado aos EUA

Kleber Mendonça Filho aproveitou a vitória de O Agente Secreto como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro para criticar Jair...