“Casos de grande repercussão trazem pressão e afetam defesa e julgadores”, afirma advogado Roberto Podval

Publicado:

O advogado criminalista Roberto Podval avaliou, nesta sexta-feira (12), os desdobramentos do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizado ontem no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao Bahia Notícias, Podval destacou que, diferentemente de episódios anteriores, a defesa de Bolsonaro teve espaço para se manifestar e foi respeitada no processo.

“A defesa teve oportunidade de se manifestar, se manifestou, foi respeitada e respeitosa. Cada qual fez o seu papel. Tanto que houve voto divergente, o que demonstra o exercício pleno do contraditório”, afirmou.

Podval ponderou, no entanto, que julgamentos de grande repercussão sempre têm características distintas. “É inevitável que sejam diferentes, para o bem e para o mal. Na prática, mais atrapalha do que ajuda em termos de justiça, porque ninguém está alheio ao que acontece na sociedade. Os julgadores também sofrem as pressões do dia a dia”, explicou.

Segundo ele, nessas situações, a defesa tende a enfrentar ainda mais dificuldades, por conta da pressão social. “É como numa novela, em que o público confunde o ator com o personagem. Quando você defende alguém, acaba sendo confundido com a pessoa ou com o que ela teria feito. Eu mesmo já fui agredido por atuar em defesa de determinados clientes”, relatou.

Para Podval, esse fenômeno reforça a importância do direito de defesa como elemento fundamental da democracia. “Uma condenação só tem validade se houver a oportunidade de defesa. É isso que dá legitimidade ao resultado do julgamento”, concluiu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entendendo a Previdência: Um dia a mais de trabalho pode aumentar sua aposentadoria – planeje seu futuro

A aposentadoria é o reflexo de uma vida de trabalho, mas também de escolhas conscientes ao longo dessa jornada. Muitas vezes, um simples dia...

PF vê lavagem de dinheiro em mansão que virou jardim de Nelson Wilians

A Polícia Federal (PF) suspeita de lavagem de dinheiro na transação que envolveu a compra de um casarão de R$ 22 milhões, posteriormente demolido...

Desembargador Jatahy Júnior destaca iniciativas sustentáveis do TJ-BA durante congresso em Salvador

O diretor-geral da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA), desembargador Jatahy Júnior, participa nesta sexta-feira (12) do 3º Congresso Brasileiro de...