Senado aprova novas regras para uso de cartão corporativo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, na quarta-feira (10/9), um projeto de lei que define novas regras para o uso do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), conhecido como cartão corporativo.

Por ser um projeto de caráter terminativo na comissão, ele segue diretamente para a Câmara, a menos que algum senador apresente recurso.

Este cartão destina-se a cobrir despesas oficiais do governo, sendo utilizado exclusivamente por servidores e gestores públicos, conforme as normas estabelecidas.

O projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e relatado por Sergio Moro (União Brasil-PR), foi apresentado em 2020.

Mudanças

Uma das principais mudanças é a fixação de um teto para as tarifas cobradas pelas instituições financeiras no uso do cartão corporativo. As taxas de adesão, manutenção e anuidade não poderão ultrapassar os valores de mercado.

Além disso, os órgãos que utilizarem os cartões deverão prestar contas anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU). Mensalmente, os usuários devem enviar as faturas ao órgão responsável, sob pena de responsabilização em caso de atraso.

O uso do cartão, no entanto, continuará permitidos para:

  • aquisição de materiais e contratação de serviços com pagamento imediato;
  • despesas que demandem sigilo;
  • gastos de pequeno valor;
  • saques em dinheiro para cobrir despesas de pequeno valor;
  • compra de bilhetes de transporte aéreo, tanto nacional quanto internacional.

O que você acha das novas regras para o cartão corporativo? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula deixa camarote e acompanha desfile direto da avenida no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente em atividade carnavalesca no Rio de Janeiro, acompanhando de perto a passagem da escola...

Após sete anos, líder na 1ª fase do Paulista não joga Série A nacional

Novorizontino dominou a primeira fase do Campeonato Paulista ao liderar a classificação entre seis clubes da Série A nacional. A campanha do time...

Em Belo Horizonte, Bloco da Anistia mistura carnaval com política, defende Bolsonaro e canta “vai devagar Xandão”

Meta descrição: Bloco da Anistia, em Belo Horizonte, mistura carnaval e protesto político contra a prisão de Bolsonaro, com apresentações de Boca Nervosa,...