Romênia condena incursão russa em seu espaço aéreo e classifica ação como ‘novo desafio’ à segurança

Publicado:

A Romênia, membro da Otan, tomou uma posição firme ao condenar a intrusão de um drone russo em seu espaço aéreo durante um ataque na Ucrânia. O incidente, ocorrido no último sábado, representa um “novo desafio” para a segurança na região do Mar Negro. Este evento se seguiu à denúncia da Polônia sobre a entrada de 19 aeronaves russas em seu território, que foram abatidas com a ajuda da Otan.

O Ministério da Defesa da Romênia afirmou em comunicado que condena veementemente as ações irresponsáveis da Rússia, ressaltando que elas indicam desrespeito ao direito internacional. A ministra das Relações Exteriores, Oana-Silvia ?oiu, convocou o embaixador russo em Bucareste para manifestar oficialmente o protesto da Romênia.

Tanto a Romênia quanto a Polônia, que são parte da União Europeia, estão em estado de alerta. Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, descreveu a incursão como “inaceitável”, reafirmando que violações do espaço aéreo de Estados-membros da UE são inaceitáveis e que essa escalada contínua ameaçam a segurança regional.

Desde o início do conflito, fragmentos de drones já caíram na Romênia. No entanto, o drone que sobrevoou na noite de sábado não atingiu áreas povoadas e não representou uma ameaça imediata à população. De acordo com o comunicado do ministério, o drone voou por cerca de 50 minutos e saiu do espaço aéreo romeno na direção da Ucrânia.

As aeronaves romenas contaram com o apoio de dois Eurofighter Typhoon da Alemanha para monitorar a situação. A ministra ?oiu planeja levar a questão das ações da Rússia à Assembleia Geral da ONU, solicitando respeito às avaliações internacionais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou, propondo novas avaliações à Rússia, contingenciando-as ao cessar da compra de petróleo russo pelos países da Otan.

O momento é delicado e ressalta a tensão crescente entre a Rússia e países europeus. Quais são suas opiniões sobre essa situação? Comente abaixo e compartilhe suas ideias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A ‘dor permanece’, diz Macron 10 anos após os atentados de Paris

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a França se lembrou das 132 vítimas dos atentados que abalaram Paris há uma década. O presidente Emmanuel...

Porta-aviões se junta à operação dos EUA contra o tráfico de drogas na América Latina

Nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, foi incorporado à operação dos Estados Unidos...

EUA encerram ‘shutdown’ mais longo da história

O presidente Donald Trump sancionou, nesta quarta-feira (12), uma lei que colocou fim à paralisação do governo federal, a mais longa já registrada...